Jaboticabal é contemplada com três programas estaduais de inclusão para pessoas com deficiência

por Ana Paula Junqueira publicado 31/10/2025 07h46, última modificação 31/10/2025 08h00


Jaboticabal foi oficialmente contemplada com três programas do Governo do Estado de São Paulo voltados à inclusão social e profissional de pessoas com deficiência: o Programa de Emprego Inclusivo (PEI), o Programa Todas in-Rede e o Centro TEA Paulista. A adesão foi formalizada na manhã dessa quinta-feira (30.out.25), em cerimônia realizada pela prefeitura no plenário da Câmara Municipal.

O evento contou com a presença do secretário executivo de Estado dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD), João Manoel Scudeler, do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB), do presidente da Câmara, Ronaldo Peruci (Avante), do presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência (CDDPC), vereador Ronaldo Bolognezzi (MDB) e da presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariani Queiroz Sá.

Também participaram o secretário municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Auricimar Grigório, o secretário de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos, além dos vereadores Wilsinho Locutor (Vice-Presidente da Casa), Dr. Jonatas Carnevalli Lopes e demais autoridades municipais e representantes de entidades que desenvolvem ações voltadas às pessoas com deficiência.

Parcerias que promovem inclusão e autonomia

Com a assinatura do termo de parceria entre a Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência e a Prefeitura de Jaboticabal, o município passa a integrar a rede estadual que amplia oportunidades de empregabilidade, capacitação e empoderamento para pessoas com deficiência.

O Programa de Emprego Inclusivo (PEI) tem como objetivo promover a inclusão profissional de pessoas com deficiência, oferecendo qualificação, encaminhamento a vagas de emprego, suporte às empresas e apoio contínuo aos trabalhadores, em parceria com o Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT), a Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social e o Polo de Empregabilidade Inclusiva de Ribeirão Preto. Com a adesão, Jaboticabal se soma a outros 45 municípios que já aderiram ao programa no estado, e que estão vinculados a 17 municípios-polos.

O Programa Todas in-Rede – A rede que dá voz às mulheres com deficiência – busca fortalecer a autonomia e o empoderamento de mulheres com deficiência, por meio de capacitações gratuitas e acessíveis, abordando temas como autoestima, direitos, prevenção à violência e empregabilidade. São oferecidos cursos de empreendedorismo, incentivo à escolaridade, site Todas In-Rede, campanhas educativas, rede virtual de mulheres, encontro formativos. O projeto também prevê a formação de profissionais da rede de proteção, como promotores, delegados e outros, ampliando o atendimento qualificado às mulheres em situação de vulnerabilidade.

Já o Centro TEA Paulista é um espaço de referência voltado ao atendimento, orientação e inclusão de pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e outras deficiências.




Resultado de articulação legislativa

A contemplação de dois dos programas para Jaboticabal é fruto das Indicações nº 209/2025 e nº 515/2025, apresentadas pelo vereador Ronaldo Bolognezzi (MDB) ao prefeito municipal.

“Esses programas representam conquistas e avanços significativos para o nosso município. Eles oferecem oportunidades reais de inserção social, profissional e de fortalecimento das políticas públicas de inclusão aqui em Jaboticabal. Hoje demos mais um passo para a inclusão de pessoas com deficiência, e que possamos avançar ainda mais”, destacou o parlamentar.

Com a parceria firmada, Jaboticabal passa a figurar entre os municípios paulistas que mais avançam em políticas públicas de equidade, acessibilidade e respeito à diversidade.

“Sinto um orgulho imenso em ver nossa cidade caminhando firme para construir uma sociedade mais justa, humana e acessível. Este é o resultado de um trabalho sério e conjunto, focado em não deixar ninguém para trás”, compartilhou o presidente da Casa, Ronaldo Peruci.

A presidente do Conselho Estadual para Assuntos da Pessoa com Deficiência, Ariani Queiroz Sá, cadeirante com deficiência motora por conta da poliomielite, destacou a importância das novas iniciativas para promover a inclusão social e profissional das pessoas com deficiência, com ênfase na realidade enfrentada por mulheres com deficiência. “Para mulher sem deficiência, a sociedade já é difícil. Para nós, mulheres com deficiência, é duplamente complexo. Acredito que esses convênios venham a ser facilitadores para a inclusão real. Espero que mulheres com deficiência e mães atípicas usufruam do programa Todas in-Rede, que promove empoderamento feminino e apoio às cuidadoras. O PEI será um facilitador para o mercado de trabalho, acompanhando a pessoa com deficiência desde o contato com a empresa até sua inclusão efetiva. Foram aquisições fundamentais para a evolução e a inclusão real aqui na cidade de Jaboticabal”, enfatizou.

Já o prefeito Emerson destacou a importância da união entre as esferas públicas e o terceiro setor para a ampliação das políticas voltadas às pessoas com deficiência. Ele também defendeu que as entidades sociais cumprem um papel fundamental no acolhimento e no atendimento às pessoas com deficiência — muitas vezes atuando onde o poder público não consegue alcançar. O prefeito ainda fez um apelo ao governo estadual para fortalecer essa rede e reforçou que a cooperação assinada representa “mais dignidade e autonomia às pessoas com deficiência”.

Por sua vez, o secretário executivo estadual da pasta João Manoel parabenizou Jaboticabal pela adesão: “O Estado reconhece o comprometimento do município com a inclusão e a cidadania. Programas como o PEI, o Todas in-Rede, o Centro TEA são pontes que transformam vidas. Então nós estamos aqui, fazendo aquilo que o mundo precisa: um pouco mais diálogo, respeito, acolhimento, inclusão, cidadania, urbanidade. Acho que é disso que o mundo precisa! Menos confronto, mais convergência, para fazermos cada vez mais uma Jaboticabal melhor, um estado de São Paulo melhor, um país melhor, e, por que não, um planeta melhor, afinal somos todos irmãos nesse planetinha chamado Terra!”.







Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477