Líder religiosa do Candomblé recebe diploma de Honra ao Mérito da CMJ

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Mãe Leda foi agraciada com a honraria por propositura do vereador Pretto Miranda Cabeleireiro.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal (CMJ), Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), entregou na noite de sábado (22/06) o diploma de Honra ao Mérito à Leda Maria Pereira dos Santos, que lidera o Axé no Candomblé Ilê Iyá Omi Asé Sàngô Baru desde o falecimento da Mãe Mirthes, em 2003.

A honraria à Ialorixá Leda de Ossain, proposta pelo vereador Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS) conforme Decreto Legislativo 691/2018, foi entregue em um Ato Solene realizado em meio à festa do Cinquentenário de Sango Baru, no Centro de Recreação Edson Martini (3ª idade), organizada pelos integrantes do Ilê Iyá Omi Asé Sàngô Baru. Dezenas de candomblecistas de Jaboticabal e região acompanharam a solenidade. Ao som dos atabaques, cantos e de muitas danças, os rituais seguiram noite adentro.

Vereadores Pretto Miranda e Pepa Servidone com Mãe Leda durante a festa do cinquentenário de Sango Baru.

O vereador Pepa Servidone (PPS) também marcou presença no evento, onde ele e Pretto Miranda, além de homenagear, foram homenageados com um Certificado de Reconhecimento em prol das Religiões Africanas.

“Gostaria de agradecer ao Pretto, pela sua verdade, pela sua coragem [de apresentar o projeto para a honraria]. Somos de uma religião minoritária para a sociedade. É muito difícil o estado, o município reconhecer uma história como foi a da mãe Mirthes, e de outras sacerdotisas [como de Mãe Leda], que tem fé e uma luta muito grande para manter a nossa tradição. Todos nós aqui reunidos mostra a história que ela construiu em Jaboticabal. Agradecer seu carinho com nossa casa, com a Mãe Leda”, disse em seu pronunciamento o Babalorixá Júlio Cesar.

Babalorixá Júlio César durante seu pronunciamento, que rendeu agradecimento ao presidente da Casa pela homenagem à Mãe Mirthes (realizada em sessão solene no dia 19/06) e à Mãe Leda.

Para o atual presidente da Casa de Leis, e autor da propositura, “a luta contra o preconceito, inclusive o religioso, deve ser extinto do coração das pessoas. A liberdade religiosa deve sempre ser respeitada, porque cada um encontra na sua religião o seu acalento, o seu conforto. Nada mais justo do que homenagearmos essas mulheres fortes, Mãe Mirthes (in memoriam) e a Mãe Leda, que dedica sua vida ao bem de seus filhos e de toda comunidade jaboticabalense que busca por seu apoio”, pontuou Pretto Miranda.

Pepa e Pretto recebem Certificado de Reconhecimento em prol das Religiões Africanas.

Em Jaboticabal, a Semana Municipal das Tradições de Matrizes Africanas e das Nações do Candomblé é comemorada na semana do dia 20 de novembro, conforme a Lei nº 4938, de 27 de agosto de 2018, de autoria do vereador Pretto Miranda Cabeleireiro.

Vereadores Pretto e Pepa prestigiam festa do cinquentenário de Sango Baru.

TRAJETÓRIA DE MÃE LEDA

Leda nasceu em Jaboticabal e foi criada no bairro do Sorocabano com seus irmãos. Seus avós Antônio Pedro Ribeiro e Benedita Souza Dias Ribeiro foram os fundadores da Umbanda em Jaboticabal. Com o falecimento de seus avós, os trabalhos passaram pela sua mãe Mirtes, que era Umbandomblé do Ilê Iyá Omi Asé Sàngô Baru, e hoje Leda dá continuidade, com seus filhos de santo, e lidera o Axé. Viúva, Leda é mãe de três filhos: Sandro César dos Santos, Marcelo dos Santos e Ana Carla dos Santos.

Com o objetivo de levar diversão e alegria para os moradores da região, fundou em conjunto com a Família Berchieri, Orlando Zani, Roberto Dias e João Carlos Bejo, a Mocidade Independente do Sorocabano, que brilhou nos desfiles carnavalescos de Jaboticabal em um passado não muito distante. Também promoveu shows no Clube de Forró, que herdou de sua mãe, propiciando lazer e diversão no bairro.

Sempre dedicada às causas sociais, visando o bem-estar das pessoas, anualmente realiza cinco festas para as crianças do bairro Sorocabano, com muita música e diversão, em especial no dia de Cosme e Damião, promovido há 50 anos e que já virou tradição.

A galeria de fotos está disponível no Facebook da Câmara (facebook.com/CamaraJaboticabal).