Mamografia grátis: Carreta “Mulheres de Peito” chega a Jaboticabal dia 16 de março

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
A unidade móvel foi solicitada pelo presidente da Câmara, Pretto Miranda Cabeleireiro, em 2019.

No mês em que se comemora o Dia Internacional da Mulher (8 de março), Jaboticabal recebe um reforço na área da saúde. É a carreta “Mulheres de Peito”, do Governo do Estado de São Paulo, que oferece mamografias gratuitas, sem a necessidade de pedido médico, para mulheres entre 50 e 69 anos de idade (basta levar o RG e o cartão SUS). A unidade móvel ficará estacionada na Estação de Eventos Cora Coralina de 16 a 21 de março.

Pacientes mais jovens também podem fazer o exame, porém, neste caso é obrigatório apresentar o pedido médico emitido pela rede pública de saúde ou particular, além do cartão SUS e RG.

Não é necessário agendamento prévio. As senhas de atendimento serão distribuídas no local, por ordem de chegada, para a realização dos exames no mesmo dia. A expectativa é de que 50 senhas diárias sejam disponibilizadas para os dias de semana (segunda a sexta), com os exames realizados das 9h às 18 horas; e 25 senhas no sábado, para exames das 9h às 13h.

O anúncio da vinda da unidade móvel foi dado pelo presidente da Câmara, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro, na tarde dessa quinta-feira (05/03), por meio de sua rede social. O pedido da carreta junto à Secretaria Estadual de Saúde foi feito por Miranda ainda em junho de 2019, e contou com a interlocução da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Regional, comandada por Marco Vinholi.

Foto: Governo do Estado de SP.

De acordo com o Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA), o câncer de mama é o tipo mais incidente (sem considerar o câncer de pele não melanoma) nas mulheres, no Brasil. A estimativa do órgão, para 2020, é de 66 mil novos casos de câncer de mama no país. “É exatamente a mamografia que ajuda a detectar a doença mais cedo. Aqui em Jaboticabal temos cerca de 1200 mulheres esperando pra fazer esse exame, e podemos ajudar a diminuir essa fila. Sabemos que quanto mais cedo se detecta, mais tempo se tem pra realizar o tratamento necessário. Não foi fácil conseguir agendar a vinda dessa carreta pra cá, porque é muito concorrida entre os municípios, mas nós conseguimos. Agradeço o secretário Marco Vinholi e também o seu assessor Ronaldo, que nos ajudou nesse processo”, contou Pretto Miranda.

Imagem da solicitação feita pelo vereador Pretto Miranda Cabeleireiro.

PARA SABER – O objetivo do projeto é conscientizar as mulheres sobre a importância da realização do exame do câncer de mama, facilitar o acesso à mamografia e garantir rápido tratamento, caso haja a confirmação do diagnóstico.

De acordo com a secretaria Estadual de Saúde, cada unidade tem 15 metros de comprimento, 4,1 metros de altura e, quando abertas, 4,9 metros de largura. Além do mamógrafo, são equipadas com aparelho ultrassom, conversor de imagens analógicas em digitais, impressoras, antenas de satélite, computadores, mobiliários e sanitários. As imagens captadas pelos mamógrafos são encaminhadas para o Serviço Estadual de Diagnóstico por Imagem, serviço da Secretaria que emite laudos à distância, na capital paulista. O resultado sai em até 48 horas após a realização do procedimento.

Câmara Municipal de Jaboticabal