Médico do Hospital de Amor de Barretos abre Semana de Prevenção do Câncer Ginecológico em Jaboticabal

por Virginia publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Começa nesta segunda-feira (24/09) a 10ª edição da Semana de Prevenção do Câncer Ginecológico, em Jaboticabal. A palestra “Prevenção de Colo Uterino e Mama”, que será apresentada pelo mastologista do Hospital de Amor de Barretos, Dr. Bruno de Oliveira Fonseca, abre a semana. O evento ocorre no Plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal, a partir das 20 horas, é aberto ao público e gratuito.

Estimativa do Instituto Nacional de Câncer José Alencar Gomes da Silva (INCA) é de que o país registre mais de 59 mil novos casos de câncer de mama em 2018. Diante dos números, as ações de prevenção e controle da doença devem ser intensificadas no dia a dia da gestão da saúde.

Durante o uso do expediente na sessão ordinária de segunda-feira (17/09), o presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (PPS), autor da Lei Municipal nº 2.931/2001, que instituiu a “Semana de Prevenção do Câncer Ginecológico” em Jaboticabal para alertar e conscientizar a população sobre o risco da doença, as vantagens do diagnóstico precoce e a possibilidade de cura, convidou os vereadores e a população para participar, “de tal sorte que o maior número possível de pessoas tome contato com as novidades relativas à prevenção do câncer do colo uterino e da mama”, disse Fenerich.

Além da Câmara, as palestras também serão replicadas no CRAS I (Grajaú), às 14h; no CRAS II (C.D.H.U), às 14 h; no Salão Paroquial da Igreja Santo Reis, de Córrego Rico, às 14h; e no CIAF de Lusitânia, às 11h.

PARA SABER – A Semana de Prevenção do Câncer Ginecológico faz parte do Calendário Oficial de Eventos do Município e é realizada pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, conforme a Lei Municipal nº 2.931/2001, de autoria do vereador Dr. Edu Fenerich (PPS). De acordo com a lei, a Semana deve acontecer anualmente, com início na última segunda-feira do mês de setembro. O objetivo é intensificar os trabalhos de atenção primária para a prevenção e detecção precoce da doença.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO COMPLETA:

24/09/2018 – Segunda-feira (ABERTURA)
20h – Câmara Municipal de Jaboticabal
Palestra: “Prevenção de Colo Uterino e Mama”
Palestrante: Dr. Bruno de Oliveira Fonseca (Mastologista do Hospital de Amor de Barretos)

25/09/2018 – Terça-feira
14h – CRAS I | Grajaú