Morte de capivaras motiva reunião entre Comissão do Meio Ambiente e Proteção Animal e departamentos do Poder Executivo

por Ana Paula publicado 07/07/2023 17h10, última modificação 07/07/2023 17h10

A Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de Jaboticabal se reuniu, nesta sexta-feira (07.jul.2023), com representantes do Departamento de Trânsito, da Secretaria de Obras e Serviços Públicos, e do Departamento de Zoonoses e Proteção e Defesa Animal para discutir e buscar soluções frente ao crescente número de capivaras encontradas mortas no entorno do Lago Municipal. Uma das hipóteses é o atropelamento como causa.

A reunião contou com a presença da presidente da comissão, vereadora Val Barbieri; o assessor do vereador Gregório Casagrande, Henrique Moretti; o diretor do Departamento de Trânsito, José Reinaldo Miciano; o secretário de Obras e Serviços Públicos, João Bassi; o médico veterinário Dr. Jonathan Silvestre e Valdir Soares, responsáveis pelo setor de Zoonoses e do Departamento de Proteção e Defesa Animal.

Durante o encontro, os participantes analisaram a possibilidade desses óbitos estarem relacionados a atropelamentos, considerando a localização e os indícios encontrados. A Comissão de Meio Ambiente reforçou a importância de preservar a fauna local, em especial as capivaras, que são animais silvestres protegidos por lei. “É de extrema importância ações imediatas para solucionar o problema, não apenas para proteção das capivaras, mas também, para a segurança dos motoristas e motociclistas que transitam pela região”, pontuou Val Barbieri.

Ao final, ficou acordado que um plano de ação será elaborado em conjunto, considerando as propostas e sugestões discutidas durante o encontro. Dentre elas, a necessidade de um estudo para implantação de faixas de travessia elevada ou “lombofaixas”; reforço na sinalização de solo, aéreo e vertical; divulgação de campanhas de alerta a população nas mídias oficiais da Prefeitura e Câmara; e a execução de um estudo para a instalação de cercas de contenção, para evitar que os animais invadam a via.

“O Legislativo, e tenho certeza de que o Poder Executivo, estão comprometidos em buscar soluções para minimizar os atropelamentos e garantir a segurança dos animais e dos cidadãos que frequentam essa área de lazer tão apreciada pela população jaboticabalense”, finalizou Val Barbieri.

Texto e foto: Gabinete da vereadora Val Barbieri
E-mail: valbarbieri@camarajaboticabal.sp.gov.br
*Texto produzido e de responsabilidade do gabinete da vereadora Val Barbieri. As ideias e opiniões expressas não representam, necessariamente, o posicionamento do Poder Legislativo Municipal.