Nova Estação de Tratamento de Água é inaugurada em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Obra custou cerca de R$ 7.3 milhões com recursos próprios do Município, em uma somatória de esforços dos poderes públicos.

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Pretto Miranda Cabeleireiro, juntamente com o 2º secretário, vereador Pepa Servidone; o vice-presidente, vereador Samuel Cunha; e os vereadores Dona Cidinha e Daniel Rodrigues; participou na manhã dessa quinta-feira (16/07) da inauguração da nova Estação de Tratamento de Água (ETA) da cidade, sob responsabilidade do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ).

A obra, oficialmente entregue na data de comemoração do aniversário de 192 anos da cidade, custou cerca de R$ 7.3 milhões – custeados com recursos próprios do município – e deve aumentar em 30% a capacidade de oferta de água na cidade. A cerimônia foi transmitida ao vivo, por meio de uma live na página do Facebook da Prefeitura Municipal, para que a comunidade pudesse acompanhar, uma vez que o distanciamento social segue como recomendação frente ao combate à propagação do novo coronavírus.

Nova ETA (azul), apesar de ocupar menos espaço por ser compacta, é mais eficiente em relação à antiga, que será desativada. Foto: Reprodução Live/Facebook

De acordo com o SAAEJ, a nova Estação de Tratamento de Água é modular e pré-fabricada, e foi projetada para tratar 250 litros por segundo. Sua operação será totalmente automatizada, proporcionando maior precisão e segurança na água fornecida à população. Além disso, esta é a maior obra de saneamento básico realizada pela autarquia nos últimos 15 anos. Já a antiga ETA, inaugurada em 1962, que atendeu a cidade por 58 anos, será desativada por apresentar graves problemas estruturais, como trincas, afundamento de solo por vazamento, corrosão em suas partes metálicas e casa de química em estado de degradação.

A inauguração aconteceu em menos de um ano depois do alerta feito pelo promotor de Justiça do Estado de São Paulo, Renato Dias de Castro Freitas, em agosto de 2019 – durante reunião com vereadores e representantes do Poder Executivo – de que a então Estação de Tratamento de Água do SAAEJ poderia se romper a qualquer momento e afetar o abastecimento de 70% do município.

Chefe do Legislativo, Pretto Miranda, durante seu pronunciamento na inauguração. Foto: Reprodução Live/Facebook

O Chefe do Legislativo, Pretto Miranda Cabeleireiro, relembrou em seu pronunciamento dos esforços conjuntos dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário para que a obra saísse do papel e em tempo recorde. “Chegou-se ao ponto de se falar em uma privatização, mas nós, vereadores, fomos totalmente contrários. E abraçamos, cada um com sua força, e demos o pontapé. A Câmara se comprometeu [em 2019] junto com todos os vereadores em dar sua participação, [um] recurso inicial de R$ 1 milhão, devolvidos ao Poder Executivo e direcionado à construção da Nova ETA... Deixar aqui também um comprometimento de que a Câmara esse ano [2020], com a participação e a economia de todos os vereadores, te ajudará [ao Poder Executivo] acredito que com mais de R$ 2 milhões até o término do ano... Essa Legislatura muito atuante, principalmente em setores fundamentais, essa é a prova disso”, discorreu Miranda.

Além de representantes do Poder Legislativo, do Executivo, e do SAAEJ, igualmente participaram da cerimônia familiares do homenageado Prof. Dr. Julio Cezar Durigan (in memorian), que dá nome à nova ETA, conforme a Lei nº 5.055, de 09 de março de 2020, de autoria do vereador Pepa Servidone.

Durigan, que faleceu aos 63 anos, em 2017, em decorrência de um câncer, teve em sua trajetória extenso currículo na área acadêmica, com mestrado, doutora e livre docência em agronomia.

Foi professor titular da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp), cursou a graduação na Faculdade de Medicina Veterinária e Agronomia de Jaboticabal da Unesp, formando-se engenheiro agrônomo em 1975. Concluiu o mestrado em Produção Vegetal em 1978, na Unesp, e o doutorado em Solos e Nutrição de Plantas, na Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz da Universidade de São Paulo (USP), em 1983. Ocupou diversos cargos diretivos, até chegar à reitor da UNESP de janeiro de 2013 a janeiro de 2017. (Fonte: UNESP)

Clique aqui e confira a íntegra da inauguração.

Câmara Municipal de Jaboticabal