Nova Mesa Diretora toma posse na Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
A Mesa é composta por quatro membros e responsável pelos trabalhos legislativos e administrativos da Câmara.

Eleita em 17 de dezembro para comandar a Câmara Municipal de Jaboticabal no biênio 2019-2020, a nova Mesa Diretora da Casa de Leis jaboticabalense tomou posse na manhã dessa terça-feira (1º de janeiro), na sede do Legislativo Municipal.

A Mesa passa a ser composta pelo vereador Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS), no cargo de presidente; Daniel Rodrigues (PSC), no de vice-presidente; Dona Cidinha (PRB), 1ª Secretária; e Ednei Valêncio (PR), 2º Secretário.

Dr. Edu Fenerich (PPS) cumprimenta Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS) na transmissão do cargo.

O presidente do biênio 2017/2018, vereador Dr. Edu Fenerich (PPS), deu posse aos eleitos e fez a transmissão do cargo. Em seu discurso, Fenerich fez um balanço do trabalho de sua gestão à frente do Legislativo por 13 anos, como a implantação, desde 2001, da devolução carimbada à prefeitura dos recursos economizados da Câmara, que somente no último biênio somou aproximadamente R$ 2 milhões, citou a criação da Internet Popular, a implantação de programas de transparência, como a Ouvidoria, a reformulação do site institucional, e o novo Portal da Transparência, citou a criação, implantação e realização do curso de LIBRAS, entre outros.

Presidente no biênio 2017/2018, Dr. Edu Fenerich, se despede da presidência e traça um balanço da sua gestão.

Fenerich, que se emocionou por diversas vezes durante o discurso, ainda agradeceu aos vereadores e aos funcionários da Casa, e desejou sucesso à nova Mesa Diretora. “Foram tempos de vitórias e derrotas, mas, sobretudo, tempo de muito aprendizado sobre a importância e valorização das atividades que desenvolvemos como legisladores municipais. Ao longo desse tempo ocorreram acertos e erros, próprios da atuação de todo ser humano... O importante é que os erros eventualmente cometidos sejam de inteligência, jamais de consciência. Muitos enfrentamentos se fizeram necessários para que fosse preservada a independência do Poder Legislativo e de seus membros... Peço a Deus que proteja e ilumine os nobres colegas que comporão a Mesa Diretora da Câmara Municipal de Jaboticabal no biênio que hoje se inicia. Especialmente ao presidente eleito, o vereador Pretto Miranda, nessa difícil, porém, certamente vitoriosa missão.” [clique e ouça o discurso na íntegra]

Leonardo Yamazaki, secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, representando no Ato o prefeito Municipal, José Carlos Hori.

Em nome do Poder Executivo, o secretário Municipal de Administração e Recursos Humanos, Leonardo Yamazaki, representando no Ato o prefeito Municipal José Carlos Hori, leu uma mensagem encaminhada pelo Chefe do Executivo aos presidentes dos biênios 2017-2018, Dr. Edu Fenerich, e 2019-2020, Pretto Miranda Cabeleireiro, e aproveitou para agradecer aos parlamentares pelo ano Legislativo. “Foi um ano difícil, mas conseguimos superar as adversidades. E tenho certeza de que neste ano de 2019 continuaremos juntos fazendo parcerias, executando novos projetos. E podem contar sempre com a Administração Municipal para o que for preciso. E como o prefeito disse em sua mensagem, que em 2019 continuaremos alinhados, Executivo e Legislativo, em harmonia, para o bem da sociedade.”

Presidente da Casa, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro, faz seu pronunciamento no Ato de Posse.

Pretto Miranda Cabeleireiro, por seu turno, assumiu o cargo máximo do Poder Legislativo Municipal e discursou em um tom de respeito e responsabilidade com a transparência. Em seu pronunciamento, o presidente relembrou de sua trajetória política, iniciada com o pai (in memorian) na década de 90, traçou uma breve biografia e falou sobre como deve ser seu posicionamento como presidente nos próximos dois anos. “Pretendo cumprir e respeitar todas as normatizas relacionadas aos órgãos fiscalizativos, como o Ministério Público e o Tribunal de Contas, e irei usar como base três itens básicos: ética, responsabilidade e transparência. Quero cuidar, com cada funcionário dessa Casa, que o ambiente seja o mais tranquilo e pacífico possível. É claro, combatendo abusos, perseguições, desrespeito, se caso houver, seja de quem for: vereador, funcionário ou assessor. Com o Executivo... pretendo trabalhar de mãos dadas, mas sempre cobrando que o Executivo respeite essa Casa e todos os seus componentes sem exceção, seja da base ou oposição. Tem um jargão popular que diz que a Câmara Municipal é a Casa do Povo. Hoje eu sou o povo representado por vocês”, finalizou o presidente. [clique e ouça o discurso na íntegra]

Prestigiaram ainda a solenidade de posse os vereadores Paulo Henrique Advogado (PATRI), João Bassi (PATRI), Pepa Servidone (PPS), Carmo Jorge Reino (PSB) e Luís Carlos Fernandes (PSC).

A íntegra da cerimônia está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br).