Observar para aprender: Câmara recebe visita de alunos do Colégio Duílio Poli – Equilíbrio

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Conhecer a Câmara Municipal pessoalmente é uma oportunidade dos alunos vivenciarem o Legislativo.

A Câmara Municipal de Jaboticabal recebeu na segunda-feira (30/09) a visita de alunos do 4º ano do Ensino Fundamental, do Colégio Duílio Poli - Equilíbrio. No total, 19 crianças acompanhadas das professoras Elda Gonçalves e Aline Cristine Scarpim da Cunha Amoroso fizeram a visitação guiada, que teve como objetivo ampliar a compreensão dos escolares a respeito da Casa de Leis.

A diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, acompanha os visitantes.

A diretora da Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal, Silvia Mazaro, foi quem recepcionou os visitantes no saguão de entrada, onde está localizada a Galeria dos Presidentes. Os estudantes puderam conhecer um pouco mais sobre o Poder Legislativo, qual a função da Câmara, para que serve o parlamentar, o que é a Escola do Legislativo. A curiosidade ficou em torno de quem eram os presidentes da galeria de fotos, e o porquê de não haver foto de mulheres. Silvia então explicou que, até o momento, nenhuma mulher ocupou o cargo de presidente.

Em seguida os estudantes foram conhecer a galeria das mulheres do Legislativo, que ocuparam cargo de vereadoras ao longo da história da Câmara. Depois de acomodados na galeria do plenário, a servidora também explicou como funcionam as sessões, falou sobre a Mesa Diretora e como ela é composta, sobre as sessões ordinárias que são realizadas na primeira e terceira segundas-feiras de cada mês, e, por fim, destacou que as sessões da Câmara são acessíveis aos surdos por meio da interpretação simultânea da Língua Brasileira de Sinais (Libras).

Vereador Samuel Cunha recepcionou os estudantes em seu gabinete.

Além do plenário, a visitação contou ainda com passeio pelos departamentos administrativos e gabinetes parlamentares, quando foram recepcionados pelo vereador Samuel Cunha (PSDB) em seu gabinete. Também teve explicações a respeito dos brasões municipal e federal, dispostos na galeria dos presidentes e na mesa diretora no plenário, respectivamente.

Professora Aline Cristine Scarpim da Cunha Amoroso, acompanha seus alunos durante a visitação.

O tour guiado, segundo a professora Aline, serve de base para os assuntos abordados na matéria de Geografia sobre os três poderes, e também uma forma de ampliar o conhecimento deles na prática. “A gente retoma o conteúdo trabalhado. [Com a visitação] é mais produtivo. Eles veem a matéria que nós estamos estudando e fazem muitas associações daquilo que eles viram, que ouviram, que conheceram aqui [na prática]. É tudo muito mais claro para eles”, opinou Aline.

AGENDAMENTO – Estabelecimentos de ensino e demais entidades que queiram realizar visitação guiada na Câmara Municipal de Jaboticabal devem entrar em contato pelo telefone (16) 3209-9477 para o agendamento, caso o grupo precise de interpretação de LIBRAS, basta avisar na hora do agendamento.

A galeria de fotos está disponível na página da Câmara no Facebook (facebook.com/CamaraJaboticabal).

Texto e fotos: Bruno Vinícius
Edição: Ana Paula Junqueira