Olhos da Alma pede apoio dos poderes Legislativo e Executivo

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Atualmente a Olhos da Alma atende 87 pessoas, e seus familiares. Do total, 34 são de Jaboticabal e o restante de dez municípios da região.

Os membros diretivos da Unidade de Atendimento à Pessoa com Deficiência Visual “Olhos da Alma” se reuniram com os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal e representantes do Poder Executivo na noite de quinta-feira (27/09), na Casa de Leis, para apresentar os serviços prestados à comunidade cega e buscar parcerias dos poderes Legislativo e Executivo para a manutenção dos serviços prestados pela instituição.

2018.09.27 - Reunião com Olhos DAlma (14).jpg
Recurso de audiodescrição, utilizado pela comunidade cega, é demonstrado durante o encontro.

A fim de demonstrar o que uma pessoa cega sente na pele diariamente, as luzes da sala foram apagadas, e os que estavam ali foram convidados a fechar os olhos para uma experiência no escuro. A proposta foi ouvir o áudio de um vídeo, composto por trilha musical e efeitos sonoros, de modo que os ouvintes tentassem entender o que se passava (sem ver a imagem do vídeo). Depois, o mesmo foi aplicado com o recurso da audiodescrição, utilizado pelos cegos para ‘enxergar’ a cena. Por fim, a imagem foi revelada na íntegra, causando surpresa nos que acompanharam: uma animação de desenho animado. “Tive de dificuldades de entender o que se passava mesmo com a audiodescrição”, confessou a secretária de Assistência Social, Tatiana Pellegrini.

Cientes da importância da instituição no município, a Administração Municipal afirmou que manterá o canal aberto para a busca de mecanismos que possam colaborar, de alguma forma, além das parcerias em vigência. Isso porque, a pasta de Assistência Social, comandada por Tatiana, já possui termos de colaboração com a instituição, por meio de convênios estadual e federal de proteção especial e proteção básica, além de convênio da Educação, que somam mais de R$ 100 mil.

2018.09.27 - Reunião com Olhos DAlma (3).jpg
Diretora-Presidente da Olhos da Alma, Gislene Maria de Castro Martins Duarte, apresenta as ações da instituição.

Por outro lado, para os membros da instituição, os valores repassados por meio do Município de Jaboticabal não têm sido suficientes para suprir as demandas dos alunos jaboticabalenses, e temem que não haja possiblidade da continuação do serviço em 2019 para todos os cegos do município atendidos até então. “O que a gente recebe hoje, do município, não cobre as despesas que têm. Temos dois caminhos, ou só fazer o atendimento dos que cobre a despesa, ou parar o convênio”, pontuou a Diretora-Presidente da instituição, Gislene Maria de Castro Martins Duarte, que desabafou ainda sobre a preocupação de final de ano: “As contas estão em dia, fazendo um evento atrás do outro, vendendo projetos e oficinais. E estamos sobrevivendo. Mas já começa a aparecer o desespero do final do ano [13º e férias]”, disse Gislene.

Atualmente a Olhos da Alma atende 87 pessoas, e seus familiares. Do total, 34 são de Jaboticabal e o restante de dez municípios da região: Barrinha, Cândido Rodrigues, Guariba, Itápolis, Monte Alto, Ribeirão Preto, Santa Ernestina, Taquaral, Taquaritinga, Vista Alegre do Alto. “Queremos estreitar os laços. Já estamos fazendo por conta... Para completar o per capita que nosso município não consegue [custear] por não ter recurso, buscamos parcerias com a Unimed, São Luís, além dos 30% da contrapartida de recursos próprios da instituição. Mas precisamos que o Executivo nos mostre um caminho para podermos solucionar esse impasse”, defendeu a Diretora-Presidente, Gislene Maria de Castro Martins Duarte.

2018.09.27 - Reunião com Olhos DAlma (26).jpg
Secretário de Governo, Wellington Caiado de Castro, faz apontamentos na reunião.

“O interesse da Administração existe, predisposição da Administração existe. Agora é preciso um projeto [da instituição] de tal forma que venha atender a Legislação”, defendeu o secretário de Governo, Wellington Caiado de Castro.

2018.09.27 - Reunião com Olhos DAlma (1).jpg
Equipamento para produção de material em braille é apresentado durante a reunião.

Para o presidente da Câmara, “estamos tendo a noção prática do que vocês desenvolvem, e ninguém tem dúvida disso. Agora é a ver a viabilidade jurídica do que pode ser feito. Direito Público é diferente do Direito Privado, só pode se fazer o que a lei determina. Por isso, vocês devem ficar em contato com a Administração, sobretudo com a Assistência Social, para pelo menos achar um caminho que minimize as dificuldades”, concluiu Fenerich.

A sede da instituição fica na Rua Maestro Grossi, 348, em Jaboticabal, e aceita doações de pessoas físicas e jurídicas. Informações pelo telefone (16) 3202-5349 / (16) 3202-0530.

Além do presidente da Casa, participaram do encontro os vereadores Dona Cidinha, Samuel Cunha e Pepa Servidone; e os secretários de Governo, Wellington Caiado Casto; o de Educação, Adilson Martins; e da Assistência Social, Tatiana Pellegrini.