Ordem do Dia da sessão ordinária desta segunda-feira (01/04) lista seis projetos para votação

por Ana Paula publicado 27/03/2024 16h54, última modificação 27/03/2024 16h54

A Câmara Municipal de Jaboticabal se reúne nesta segunda-feira (01.abr.24) em sessão ordinária, às 20h, com seis projetos em pauta que inclui alterações de zoneamento, a inclusão do Festival da Pesca no calendário oficial do município e medidas para lidar com o déficit do Serviço de Previdência Municipal (SEPREM).

Dois projetos de lei complementar (PLCs), de iniciativa do Poder Executivo, propõem alterações de zoneamento. O PLC nº 17/2024 altera o tipo de zoneamento de duas áreas no bairro Cerradinho, uma de 6.932,67 metros quadrados e outra de 2.935,10 metros quadrados, passando de Zona Estritamente Residencial (ZER) para Zona Mista (ZM). Essa alteração permite o uso do espaço por comércios e serviços diversos, e não somente para habitação ou alguns poucos usos permitidos de comércios e serviços especiais. Já o PLC nº 18/2024 classifica como Zona Mista (ZM) dois imóveis denominados Sítio Estiva, com uma área de 4,2637 alqueires, situada na saída de Jaboticabal para Luzitânia.

Na sequência os vereadores votam o Projeto de Lei nº 200/2024, de iniciativa do vereador Gregório Casagrande, que inclui a “Pescaria no Lago Municipal – Festival da Pesca” no Calendário Oficial de Eventos do Município de Jaboticabal, a ser realizado anualmente na Sexta-Feira Santa.

Outros dois projetos do Executivo Municipal que tratam do Serviço de Previdência Municipal (SEPREM) também constam na pauta. As matérias chegaram a ser motivo de reunião pública realizada na Casa de Leis jaboticabalense no dia 21 de março para debater as propostas.

Um deles é o Projeto de Lei nº 202/2024, que autoriza a Fazenda Pública Municipal o repasse mensal ao SEPREM do valor das retenções de Imposto de Renda da autarquia que ingressam no tesouro municipal. Para o Governo, a medida é destinada a reduzir o déficit atuarial e a insuficiência financeira do SEPREM. Ainda durante a tramitação na Casa, o PL recebeu uma emenda modificativa, proposta pelo vereador Dr. Edu Fenerich, alterando os efeitos da lei para a partir de 1º de novembro de 2024, e não 1º de fevereiro de 2024, conforme o texto original. A emenda também deve ser votada pelo Plenário antes do PL.

Já o PL nº 203/2024 reconhece um déficit atuarial da autarquia de R$ 767 milhões, posicionado em 31 de dezembro de 2023, além de instituir um novo Plano de Amortização e abrir crédito adicional especial que totalizam R$ 12.7 milhões no orçamento englobando a prefeitura, o SAAEJ, o SEPREM, a FAE e a Câmara Municipal. A proposta legislativa prevê, entre outros, a criação da alíquota suplementar compulsória mensal, ou seja, uma contribuição extra, que deverá ser custeada pela Prefeitura, SAAEJ, FAE, SEPREM e Câmara Municipal em favor do SEPREM, em um Plano de Amortização em 34 anos. Conforme o anexo do texto, a alíquota começa em 13,13 no ano de 2024; segue progressiva, em 14% em 2025; 30% em 2026; e 47% nos anos posteriores, até 2058.

O PL nº 206/2024 autoriza o Poder Executivo a alienar sete bens imóveis do patrimônio público municipal: um terreno localizado na Av. João Pacheco de Oliveira nº 680, no Distrito de Córrego Rico; um terreno localizado na Av. Aurélio Migliori nº 191, no Jardim Santa Rosa; dois terrenos localizados na Rua Armanda Correa Guimarães, nº 101 e nº 121, no Jardim Alvorada; um terreno localizado na Rua José Bressaglia nº 191 no bairro Solar do Cedro; e dois terrenos localizados na Avenida Laerte Trevisoli, nº 350 e nº 400, no loteamento Perina. De acordo com o Executivo, as receitas provenientes da venda dos terrenos, que serão precedidos de avaliações e licitações, serão utilizadas para a amortização do déficit atuarial do SEPREM.

As matérias em tramitação na Câmara de Jaboticabal estão disponíveis para consulta pública no site do Legislativo, em “Pesquisa de Proposições”.