Parceria para curso de LIBRAS motiva reunião entre presidente da Câmara e representantes do comércio

por Ana Paula publicado 03/02/2023 15h02, última modificação 03/02/2023 15h02

O presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB), recebeu na tarde dessa quinta-feira (02/02) os presidentes da Associação Comercial, Industrial e de Agronegócio de Jaboticabal (ACIAJA), Maurício Palazzo Barbosa; da Câmara dos Dirigentes Lojistas de Jaboticabal (CDL), Julio César Tome; e do Sindicato do Comercio Varejista de Jaboticabal, Rafael Gaglianone, que pedem por parceria do Legislativo para aulas de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS) voltadas aos trabalhadores do comércio local.

Desde 2018 a Câmara de Jaboticabal, por meio da Escola do Legislativo, oferece gratuitamente curso livre de LIBRAS para a comunidade jaboticabalense. Nos últimos quatro anos, mais de 250 pessoas, das mais diferentes áreas de atuação, já participaram do curso. Ainda não há data definida para a abertura de inscrição para o curso destinado a toda população maior de 16 anos, mas a previsão é de que aconteça ainda em fevereiro.

Isso porque, para bater o martelo, o presidente da Casa aguarda a definição dos vereadores que devem ocupar o cargo de presidente e vice-presidente da Escola do Legislativo – órgão da Câmara responsável por organizar os cursos de capacitação – no ano de 2023. A escolha de quem comandará a EL acontece em votação entre os próprios parlamentares durante a sessão ordinária desta segunda-feira (06/02).

“Assim que ficar definido quem irá presidir a Escola do Legislativo, já marco uma reunião para decidirmos o que poderá ser feito no sentido de atendermos o pedido dos representantes do comércio, bem como para a população em geral. Porque nosso objetivo é dar oportunidade de que todos os cidadãos tenham acesso aos serviços de forma igualitária, atendendo o princípio constitucional da igualdade, e nada mais justo do que capacitar a nossa gente para atendimento das pessoas com deficiência auditiva, de modo que estas tenham pleno acesso aos serviços oferecidos na sociedade”, defende Fenerich.

Portanto, segundo o Chefe do Legislativo, as definições de cronogramas e número de vagas a serem ofertadas no curso de LIBRAS da Câmara Municipal, tanto voltado para a ampla concorrência, quanto para nichos específicos, deve acontecer nas próximas semanas.