Parlamento Jovem 2018: Prazo para envio de projetos e indicação de alunos vai até 10 de setembro

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

Termina no dia 10 de setembro o prazo para que os estabelecimentos de ensino que queiram participar do Parlamento Jovem 2018, da Câmara Municipal de Jaboticabal, enviem para a Escola do Legislativo as proposições selecionadas e o nome dos alunos que representarão suas escolas no projeto.

O tema para este ano é livre, e os alunos interessados em vivenciar na prática o papel de parlamentar jovem devem se esforçar na sua escola para conquistar uma vaga. Ao final do processo, os estudantes viajarão para São Paulo para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado, bem como um ponto cultural da cidade, que, neste ano, assim como em 2017, será escolhido pelos alunos na segunda oficina do projeto.

O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto apartidário da Escola do Legislativo voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo é estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático, além de mostrar na prática como funciona o Poder Legislativo, qual o papel do vereador, entre outros.

Como funciona? – A Escola do Legislativo organiza o PJ anualmente, desde 2013, para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Neste ano, as visitas ocorreram em junho. Todas as escolas, públicas ou privadas, com Ensino Médio podem participar.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores devem trabalhar e debater com os alunos um tema que considerem relevante. Na sequência, cada escola deve eleger uma das proposições apresentadas e enviá-la à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos passam a participar de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal e concluem a participação em uma viagem político-cultural custeada pelo Parlamento jaboticabalense.

Para informações ou dúvidas, entre em contato com a Escola do Legislativo pelo telefone (16) 3209-9477.

CONFIRA A PROGRAMAÇÃO PJ 2018:

10/09/2018 – Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Jaboticabal;
27/09/2018 | 13h – Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino – Funcionamento da Câmara, formatação e adequação de projetos;
04/10/2018 | 13h – Segunda Oficina – Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;
25/10/2018 | 19h – Sessão Ordinária do Parlamento Jovem;
06/11/2018 – Reunião com o Prefeito Municipal;
23/11/2018 – Viagem a São Paulo – Assembleia Legislativa e um espaço cultural (ainda a ser definido).

VEJA COMO FOI O PJ 2017: