Parlamento Jovem 2019: Escola do Legislativo visita estabelecimentos de ensino em Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Projeto finaliza com uma viagem político-cultural à capital paulista para visitar a Assembleia Legislativa do Estado e o Parque Ibirapuera, prevista para o dia 28 de novembro.

A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal já iniciou a visitação aos estabelecimentos de ensino públicos e privados da cidade para apresentação da sétima edição do Parlamento Jovem (PJ). Esta é a primeira etapa do projeto, que envolve alunos do 1º Ano do Ensino Médio. O objetivo é proporcionar aos estudantes uma imersão no universo Legislativo, e neste ano, o tema das propostas que devem ser apresentas pelas instituições de ensino é livre.

Nessa quinta-feira (15/05) foi a vez da Escola Estadual Professor Antônio José Pedroso receber a visita, que segue até o final de maio. Durante o encontro, a diretora da EL, Silvia Mazaro, apresentou o projeto aos postulantes a uma vaga no PJ. "Nesta primeira etapa, vamos às escolas para tirar dúvidas e darmos informações aos alunos e professores sobre o Parlamento Jovem. Fazemos também oficialmente o convite para a instituição participar do projeto, que é apartidário e tem como principal objetivo levar conhecimento aos alunos sobre o que é o Poder Legislativo”, observou Silvia.

Como funciona? - A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio. O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto. Todas as escolas com Ensino Médio do município podem participar.

Após a visitação, começa a etapa dos estabelecimentos de ensino, quando os professores devem trabalhar um tema livre com os alunos para a elaboração de um texto, que será transformado em uma proposta de projeto de lei ou indicação. Cada escola deve eleger uma das proposições apresentadas pelos respectivos alunos e enviá-la à Câmara, bem como eleger dois alunos que vão representar suas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de duas oficinas ministradas pela Escola do Legislativo, na sede da Câmara Municipal; visitam o Poder Executivo Municipal para um bate-papo como prefeito; e concluem a participação com uma viagem político-cultural custeada pelo Poder Legislativo jaboticabalense. Em 2019, os jovens parlamentares conhecerão a Assembleia Legislativa do Estado e o Parque do Ibirapuera.

Oficinas - Em 2019, a primeira oficina será no dia 26 de setembro, às 13 horas, na Câmara Municipal. Os alunos conhecerão como funciona a Casa de Leis, seus departamentos, e serão instruídos na formatação e adequação dos projetos que representarão suas escolas.

A segunda oficina está prevista para o dia 03 de outubro, quando os estudantes vão eleger a Mesa Diretora do Parlamento Jovem 2019, além de escolher, entre opções apresentadas pela Câmara, o local a ser visitado no complexo do Parque Ibirapuera, em São Paulo.

Já no dia 24 de outubro é a vez dos estudantes ocuparem o Plenário para a discussão dos projetos apresentados por suas escolas na Sessão Ordinária do Parlamento Jovem 2019.

Por fim, os alunos farão uma viagem cultural à capital paulista para visitar a Assembleia Legislativa do Estado e o Parque Ibirapuera. A excursão está programada para o dia 28 de novembro. Informações pelo telefone (16) 3209-9477.

Anote na agenda:

01 a 31/05/2019 - Visita de apresentação do PJ nas escolas;

10/09/2019 - Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Jaboticabal;

26/09/2019 | 13h - Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino - Funcionamento da Câmara, formatação e adequação de projetos;

03/10/2019 | 13h - Segunda Oficina - Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;

24/10/2019 | 19h - Sessão Ordinária do Parlamento Jovem;

A ser definido - Reunião com o Prefeito José Carlos Hori;

28/11/2019 - Viagem a São Paulo - Assembleia Legislativa e Ibirapuera (ainda a ser definido);

*Obs.: As datas programadas podem sofrer alterações caso sejam necessários ajustes, conforme a Escola do Legislativo.

Foto: Virginia Antonino