Parlamento Jovem aprova projetos de lei e indicações por unanimidade

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Agora, o próximo passo dos jovens parlamentares e de seus professores orientadores é partir para uma viagem político-cultural a São Paulo para conhecer a Assembleia Legislativa e a Pinacoteca.

O Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovou por unanimidade em sessão plenária, na quinta-feira (24/10), três projetos de lei, oito indicações e uma moção de congratulação aos professores e instituições de ensino que participaram do projeto em 2019. Ao todo, 22 jovens parlamentares de onze escolas da cidade, entre públicas e privadas, estiveram envolvidos na sétima edição do PJ.

O presidente da Escola do Legislativo, vereador Edu Fenerich, deu as boas-vindas aos jovens parlamentares, e agradeceu o empenho dos alunos e escolas participantes. “Queria agradecer a confiança que depositaram na Câmara Municipal de Jaboticabal especialmente na Escola do Legislativo, e trouxeram pra cá jovens parlamentares que vão tomar o primeiro contato com o processo legislativo... É só uma palavra de gratidão a vocês, jovens, que aceitaram o convite. Aos professores, aos pais e parentes que estão aqui hoje para vivenciar um momento único na vida dos filhos e dos alunos”, discorreu Fenerich.

Na sequência, o procurador jurídico da Câmara Municipal, Leonardo Matsushita, deu as boas-vindas em nome do presidente da Casa, Pretto Miranda Cabeleireiro. “Esses jovens... puderam ver como funciona a Câmara, a função fiscalizatória e legislativa, que hoje vão poder tomar conhecimento. Apresentaram projetos que visam à vida do cidadão jaboticabalense. Gestos simples, voltado ao meio ambiente, à cultura. É isso que precisamos, de muita criatividade. Que vocês possam replicar na escola de vocês, na família, o que é a atividade do vereador, a atividade política”, pontuou Matsushita.

Depois foi a vez dos jovens parlamentares ocuparem a tribuna para apresentar e defender seus projetos. Apesar das matérias não terem força de lei na prática, a atividade simulada possibilitou aos jovens sentir na pele como é uma sessão ordinária. Incumbidos de representar suas escolas, cada dupla contou com cinco minutos para a exposição de suas propostas, e para isso, tiveram que driblar o nervosismo.

Agora, o próximo passo dos jovens parlamentares e de seus professores orientadores é partir para uma viagem político-cultural a São Paulo, no dia 25 de novembro, quando vão conhecer a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e a Pinacoteca.

PARA SABER – O Parlamento Jovem é organizado anualmente pela Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal de Jaboticabal, e envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do PJ é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre o universo Legislativo. Neste ano o tema foi livre.

A galeria de fotos está disponível no Facebook da Câmara (facebook.com/CamaraJaboticabal). Assista à sessão do Parlamento Jovem na íntegra pela WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br) ou no canal da Câmara no Youtube (CMJaboticabal).

Veja o que foi votado:

PROJETO DE LEI Nº 01/2019 - Dispõe sobre a criação de hortas comunitárias para produção de hortaliças e frutos com destinação de alimentos orgânicos para merenda escolar.
Autoria: Daniel Henrique Lorente e Dállity Cristina de Oliveira Verdan
Escola: Colégio Técnico Agrícola

PROJETO DE LEI Nº 02/2019 – Dispõe sobre a criação da atribuição de embaixador cultural voluntário para o Município de Jaboticabal.
Autoria: Clara Brendolan Ferreira E Teodoro Prada Carciofi
Escola: Colégio Maria

PROJETO DE LEI Nº 03/2019 – Institui na educação básica da rede escolar do município, “Lições de Primeiros Socorros” e dá providências.
Autoria: Renan Blanes E Maria Júlia Fanali
Escola: COC

MOÇÃO DE CONGRATULAÇÃO Nº 01/2019 - A todos os professores, coordenadores e diretores das escolas participantes do Parlamento Jovem/2019, que de alguma forma auxiliaram para que o Projeto andasse e culminasse na Sessão Ordinária dos Parlamentares Jovens de 2019.
AUTORIA: Todos os Jovens Parlamentares de 2019
ESCOLA: Todas as Escolas participantes do Parlamento Jovem de 2019

INDICAÇÃO Nº 01/2019 – Indica a implantação das “lixeiras coletivas”
AUTORIA: LEANDRA FUMINCELLI e JOÃO VITOR TELLES
ESCOLA: Novo Anglo

INDICAÇÃO Nº 02/2019 – Indica a realização da “Semana Cultural”
AUTORIA: LETÍCIA GOMES ICOMA e MARIANA FIGUEIREDO
ESCOLA: Objetivo

INDICAÇÃO Nº 03/2019 – Indica que sejam tomadas providências necessárias quanto à disponibilização de transportes públicos específicos da prefeitura municipal a todos os estudantes do ensino fundamental e médio, inclusive os portadores de deficiência.
AUTORIA: Ana Beatriz Fernandes e William Felipe Oliveira
ESCOLA: E.E. Professor Luiz Latorraca

INDICAÇÃO Nº 04/2019 – Indica a “criação de faixa de pedestre elevada”
AUTORIA: Beatriz Helena da Silva e João Otávio Lopes dos Santos
ESCOLA: E.E. Prof. Antônio José Pedroso

INDICAÇÃO Nº 05/2019 – Indica que seja determinado junto aos Setores Competentes desta municipalidade a melhor manutenção e conservação das praças e espaços públicos de Município de Jaboticabal, por meio de limpeza, implantação de aparelhos de academias ao ar livre parques infantis, além de conscientizar a população da vizinhança no auxílio da manutenção das mesmas, dentre outras providências necessárias.
AUTORIA: Luiza Vitória de Almeida e Laisa Lima Ribeiro
ESCOLA: SESI

INDICAÇÃO Nº 05/2019 – Indica a implementação de uma sala captora e armazenadora de bolsas de sangue.
AUTORIA: Júlia Carmelo Barbosa e  Ana Carolina Marques
ESCOLA: Colégio Nossa Senhora do Carmo

INDICAÇÃO Nº 07/2019 – Indica que seja estabelecida parcerias junto às Faculdades Municipais de Jaboticabal com cursos de pedagogia, para que viabilize vagas de estagiários juntos às escolas públicas municipais, proporcionando oportunidade aos alunos dos cursos de pedagogia a concretização dos estágios, além de auxiliar as educadoras com os estudantes portadores de deficiências ou déficits de aprendizagem dentro de escolas municipais.
AUTORIA: Bruno Gabriel da Silva Correia e André Souza da Silva
ESCOLA: Escola Poligenes

INDICAÇÃO Nº 08/2019 – Indica a criação do “Projeto Gestão Ambiental nas escolas de Jaboticabal” que visa à diminuição dos impactos ambientais, com ações destinadas à separação do lixo e utilização de papel reciclado, e dá outras providências,
AUTORIA: Carla Rodrigues Malerbo e Beatriz Apª Costa Neves
ESCOLA: Colégio Santo André



Ana Paula Junqueira
Assessoria e Comunicação
(16) 3209-9478