Pepa Servidone comemora a chegada dos novos mobiliários para as EMEBs de Jaboticabal

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01

O vereador Pepa Servidone (PPS) foi conferir de perto o novo mobiliário recebido pelas escolas municipais de Jaboticabal. Ao todo, a prefeitura adquiriu cerca de 1200 kits de carteiras e cadeiras para alunos e 200 mesas para os professores. Entre as escolas municipais contempladas estão a EMEB Paulo Freire, a EMEB Senhora Aparecida e a EMEB Tereza Noronha Carvalho.

Segundo a vice-diretora da EMEB Paulo Freire, Priscila Fidelis Martins Roger, “as crianças já estavam se queixando do mobiliário da escola. Então veio no momento certo. São carteiras coloridas, mesas atrativas. Então as crianças... se sentiram motivadas, né, não só as crianças, mas os adolescentes também“.

A diretora Janine Zechetto Pito, da EMEB Senhora Aparecida, salientou a importância dos novos mobiliários: “cada carteira, cada cadeira, tem o tamanho do aluno, então a gente disponibiliza nas salas de aula de acordo com o desenvolvimento e o tamanho das próprias crianças... Isso é muito importante por conta principalmente da postura do aluno”.

“O impacto foi bastante positivo, as crianças a hora que viram as salas com os móveis, com as carteiras, foi uma felicidade, né, vindo tudo novo. Com isso, ... até a conservação da sala de aula, de não escrever nas carteiras, isso foi muito bom. E hoje é uma sala alegre, é uma sala colorida”, destacou a diretora da EMEB Tereza Noronha Carvalho, Rosana de Castilho Manduca Ferreira.

O recurso para a compra dos móveis é proveniente do Fundo Nacional de Desenvolvimento Escolar (FNDE) e contou com o intermédio do vereador Pepa Servidone (PPS), que observou: “diante desse trabalho político, dessa nossa ida para São Paulo, ida para Brasília, que finalizou na conquista dessas 1200 carteiras e 200 jogos de mesas. E agora nós estamos finalizando as visitas nas escolas, para ver em prática aquilo que nós conseguimos com nossos deputados, com nossos secretários, e podemos presenciar aqui o grande benefício que vem trazendo aqui para nossas escolas de Jaboticabal”.

O vice-prefeito, Vitório De Simoni (PMDB), no exercício do cargo de Prefeito, conjuga a importância dessa conquista. “Isso vai ser extremamente importante para nossa rede municipal de Educação. Porque quem ganha com isso são as crianças, são os nossos professores da rede também, que tem uma qualidade melhor para poder trabalhar através desses equipamentos”.

Um dos diferenciais dos novos móveis está no tamanho das carteiras e cadeiras, que varia de acordo com a estatura do aluno, e na ergonomia.

Para a aluna da EMEB Paulo Freire, do 9º C, Ana Carolina de Casto, “elas [carteiras] deixaram um clima bem alegre nas salas de aulas. Muito mais confortável. Ajeita a coluna, sabe, deixa uma postura”. A aluna Raíssa Gomes Francisco, também do 9º Ano, afirmou que “a gente fica mais a vontade pra gente estudar”, já o aluno Vinicius Constante alertou: “A gente tem que cuidar bem delas porque a gente sabe o quanto que tá difícil pra conseguir novas”.

E teve até dirigente escolar percebendo melhora no desenvolvimento pedagógico dos alunos com a chegada das novas carteiras. “O aluno, a família, os pais vendo esse processo de melhoria da estrutura da escola, do mobiliário. Motiva e estimula na própria questão da aprendizagem do aluno também”, destacou Janine Pito. “Eles se sentem mais motivados a ficarem sentados, a ficarem nos lugares deles”, comentou Priscila Roger.

“E esse, acho que é um dos trabalhos que o vereador tem que fazer... além de fazer projetos de lei na Câmara, além de fiscalizar tanto o Executivo como o Legislativo, mas mais que isso é ajudar”, destacou De Simoni. Para Pepa, "esse é o trabalho, Executivo e Legislativo junto, unindo forças para resolver os problemas da cidade. Então só tenho que agradecer aqui o prefeito Vitório pela colaboração e colocando toda sua estrutura a disposição do nosso gabinete também. Então, essa parceria tem dado certo e vai vim muito mais coisas para Jaboticabal, se Deus quiser”, concluiu o vereador.

Confira o vídeo da visita do vereador às EMEBs contempladas com os novos mobiliários:

Bruno Vinicius
Edição: Ana Paula Junqueira