Plenário aprova oito projetos em sessão ordinária

por Ana Paula publicado 17/11/2021 14h40, última modificação 17/11/2021 14h40

O plenário da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovou por unanimidade, em sessão ordinária nessa terça-feira (16/11), os cinco projetos previstos originalmente na Ordem do Dia para votação. Outras três matérias foram incluídas para apreciação após requerimento assinado pela maioria dos vereadores dispensando a tramitação pelas comissões permanentes, e igualmente foram aprovados de forma unânime pelos parlamentares.

Dos projetos aprovados, cinco pediam autorização para abertura de crédito adicional suplementar. Dois deles já estavam previstos na pauta de votação original: o PL nº 129/2021, que permite a abertura de um crédito adicional de R$ 3.7 milhões no orçamento da Prefeitura para reforçar saldos orçamentários em diversas áreas da Administração, entre elas, despesas com atividades delegadas, auxílio-alimentação, material de consumo e material de distribuição gratuita (cesta básica) do Fundo Social de Solidariedade, para necessidades complementar do Acolhimento e Abrigo da Pessoa Idosa e Proteção Social Básica da Secretaria municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, realização de festividades natalinas da Secretaria Municipal de Indústria, Comércio e Turismo, entre outros; e o PL nº 131/2021, que abre um crédito no valor de R$ 3.4 milhões na contabilidade do Serviço de Previdência, Saúde e Assistência Municipal (SEPREM), para suplementação complementar de dotações que não possuem saldo suficiente até o término do exercício, como por exemplo, para proventos de aposentadoria.

Os projetos incluídos, de autoria do Poder Executivo, foram: o PL nº 132/2021, que autoriza a abertura de um crédito suplementar de R$ 11.5 milhões no orçamento da Prefeitura para dotações destinadas à folha de pagamento dos servidores do Executivo, para material de consumo, medicamentos, assistência hospital ambulatorial e serviços de homodiálise da Secretaria de Saúde, além de regularização orçamentária e financeira do Fundo Municipal de Saúde, entre outros; o PL nº 135/2021, que autoriza a abertura de um crédito adicional de R$ 1.7 milhão no orçamento da prefeitura para materiais de consumo do Fundo Municipal do Corpo de Bombeiros de Jaboticabal, dotações para despesas com pavimentação asfáltica do Departamento de Obras; dotação para o Contrato de Gestão da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), entre outros. E o PL nº 137/2021, que abre um crédito de R$ 10.8 milhões no orçamento da prefeitura para suplementação destinada a materiais de consumo, materiais permanentes e equipamentos do Departamento de Ensino.

Os vereadores ainda aprovaram o Projeto de Decreto Legislativo nº 23/2021, de autoria da vereadora Val Barbieri (PRTB), que concede diploma de Honra ao Mérito à empresa Helija Organização Contábil, em comemoração pelos seus 54 anos de fundação; o Projeto de Lei nº 125/2021, de autoria da vereadora Renata Assirati (PSC), que denomina de “Wilson Palazzo” a área verde localizada na Rua Aristides Cardoso da Cunha, nº 60, no Jardim Barcelona; e o PL nº 127/2021, de autoria do vereador Dr. Edu Fenerich (MDB), que altera a redação da lei que criou a “Semana Municipal de Prevenção do Câncer Ginecológico”. De acordo com o texto proposto, a semana passará a ser realizada anualmente sempre com início na última segunda-feira do mês de outubro, e não mais na última semana de setembro.

Outros nove projetos foram lidos no Expediente da sessão e começaram sua tramitação no Legislativo para encaminhamento às Comissões Permanentes da Casa. Todas as matérias estão disponíveis para consulta no site institucional do Legislativo, em “Pesquisa de Proposições”.