Em sessão solene, Câmara de Jaboticabal entrega Título de Cidadania, Diploma de Honra ao Mérito e Placas Comemorativas São Francisco de Assis

por Ana Paula publicado 06/10/2023 11h27, última modificação 06/10/2023 11h38

A Câmara Municipal de Jaboticabal entregou, na noite dessa quarta-feira (4.out.2023), em sessão solene, onze placas comemorativas intituladas São Francisco de Assis – Protetor dos Animais; um título de Cidadão Jaboticabalense e um Diploma de Honra ao Mérito.

A cerimônia foi presidida pela Vice-Presidente da Casa, vereadora Val Barbieri (PRTB), e contou com a presença dos vereadores Renata Assirati (PODEMOS) e Ronaldinho (PATRI), do secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos, representando o prefeito municipal Prof. Emerson Camargo (MDB), do vereador de São Carlos, Moisés Lazarine (UNIÃO BRASIL), além de familiares e amigos dos homenageados.

Os primeiros da noite a receberam a honraria foram as onze pessoas ligadas à área animalista. Um a um recebeu das mãos da vereadora Val Barbieri, autora da propositura, as placas comemorativas “São Francisco de Assis – Protetor dos Animais” (Decretos Legislativos nº 808/2023 e nº 828/2023). “Ninguém consegue nada sozinho, nessa jornada, nessa caminhada nós precisamos estar sempre com alguém nos auxiliando, nos ajudando, pegando em nossas mãos e muitas vezes se dobrando até o chão para nos pegar no colo e nos levantar. Porque essa é nossa caminhada; ninguém consegue nada sozinho! E a causa animal é assim, somos feitos de muitos! A causa animal é feita de união e de muitas mãos”, externou a vereadora.

O médico veterinário, Dr. Jonathan Silvestre Gomes, falou em nome dos homenageados e ressaltou a importância do Dia de São Francisco de Assis, santo católico considerado padroeiro dos animais e do meio ambiente. “Cada um é um tijolinho e cada tijolinho forma uma história em Jaboticabal”, reafirmou Silvestre.

Em seguida foi à vez do vereador Daniel Rodrigues (PSDB) saudar o mais novo filho de Jaboticabal, o Pastor Ismael da Silva, que recebeu a outorga de Cidadão Jaboticabalense (Decreto Legislativo nº 823/2023). “Preocupado com a área social desenvolveu diversos trabalhos em prol de crianças e pessoas menos favorecidas com campanhas alternativas de alimento, roupas, remédios dentre outras. Incansável, construiu diversas Igrejas para atender bairros em São Carlos, Itirapina, Brotas, Torrinha, Descalvado e Ibaté. Por determinação do Bispo Samuel Ferreira, Presidente do Estado de São Paulo, no dia 20.02.2022, o Pastor Ismael da Silva assumiu o campo de trabalho da Assembleia de Deus na cidade de Jaboticabal ficando até 14.09.2022, onde [apesar do] pouco tempo exerceu um lindo trabalho.”, destacou o anfitrião em sua exposição de motivos.

O agora jaboticabalense por adoção, Pastor Ismael da Silva, paulistano de nascimento e casado há 42 anos com a Pastora Elaine da Silva - que o acompanhou na cerimônia - compartilhou sua alegria: “Imaginava que eu ia ficar um mês [em Jaboticabal, quando designado pelo Bispo], fiquei aqui sete meses! Esses sete meses foram simplesmente uma benção na minha vida. Eu nunca imaginei que a cidade de Jaboticabal tivesse pessoas tão especiais como eu pude conhecer durante esses sete meses. Estou muito grato a Deus”, contou o Pastor, que finalizou sua fala com um texto bíblico de Jeremias: “Procurai a paz da cidade para onde vos fiz feitos eleitos – eleitos não só os vereadores, mas você que mora nessa cidade, foi também eleito para morar aqui. Deus permitiu que você aqui viesse –; e orai por ela ao Senhor, porque, na sua paz, vocês terão paz”.

Na sequência, o vereador Pepa Servidone subiu à Tribuna para homenagear a empresa Cabana da Fonte Queijaria Artesanal, em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 825/2023, de sua autoria. O parlamentar compartilhou com os presentes um pouco da história da empresa e destacou que “a Cabana do Queijo hoje é um orgulho. Faz parte do turismo do Estado de São Paulo. Hoje vem caravanas visitar a Cabana da Fonte pela sua qualidade de queijo... Pra nós de Jaboticabal, é um orgulho... Hoje o retiro é todo automático... então o que tem de melhor no Brasil, nós temos aqui em Jaboticabal...”, discorreu o parlamentar.

Por sua vez, Kathleen Cristine Sales Ferreira contou a trajetória da empresa, sediada em Jaboticabal, no bairro Planalto do Bosque, desde 2015, e destacou as características da empresa: “Nós produzimos leite de cabra, nós produzimos queijos finos, nós produzimos saúde, produzimos tradição, produzimos cultura. Nós somos a Cabana da Fonte!... Nosso rebanho de aproximadamente 15 animais, hoje conta com 150... Somos pequenos, somos familiares e somos artesanais. As mesmas mãos que estão suando segurando este papel, são as mãos que moldam vinte tipos de queijos diferentes todos os dias... Com plano de expansão, gerando três empregos diretos, inúmeros indiretos, gerando riqueza e tecnologia para Jaboticabal e região. Aos sábados, temos alegria de abrir as porteiras da nossa propriedade para visitas. Temos a degustação dos nossos queijos, interação com as cabras, e sempre um café e uma boa prosa. Vocês estão convidados a nos conhecer”, convidou Kathleen.

Por fim, o secretário municipal de Indústria, Comércio e Turismo, Lucas Ramos, parabenizou os homenageados em nome do prefeito municipal Prof. Emerson Camargo. “Tem uma frase de Cora Coralina, que fala: eu não sei se a vida é curta ou longa de mais, mas eu só sei de uma coisa: a vida só vai valer a pena se a gente tocar o coração das pessoas. Então um beijo no coração de cada um... e vamos em frente”, manifestou Ramos.

“Que noite linda... são tantas histórias de superação, de encontros... Muito obrigada por essa noite!”, finalizou Val Barbieri.

Assista a íntegra da sessão:

Confira o álbum de fotos: