Prazo para envio de projetos do Parlamento Jovem vai até 10 de setembro

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Em 2019, além de atividades legislativas simuladas, os jovens parlamentares conhecerão a Assembleia Legislativa do Estado e o Parque Ibirapuera.

Termina no próximo dia 10 de setembro o prazo para que os estabelecimentos de ensino de Jaboticabal que queiram integrar o Parlamento Jovem 2019, da Câmara Municipal, enviem para a Escola do Legislativo as proposições e os nomes de dois alunos selecionados nas respectivas escolas para a participação no projeto.

“O tema para este ano é livre, e os alunos que quiserem tentar um cargo de jovem parlamentar devem se esforçar nas suas escolas para serem eleitos e participar aqui conosco de mais esta edição do Parlamento Jovem. Temos na programação com eles duas oficinas, quando serão orientados sobre os projetos que eles apresentarem, também vão ter que votar entre eles para compor a Mesa Diretora; vão poder conhecer um pouco do funcionamento da Câmara, terão um encontro com o prefeito e ainda farão uma viagem político-cultural a São Paulo, para conhecerem a Assembleia Legislativa do nosso estado e um ponto cultural, que neste ano será o Ibirapuera”, contou a diretora da EL, Silvia Mazaro.

O Parlamento Jovem (PJ) é um projeto apartidário da Escola do Legislativo voltado para alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo é estimular a participação política dos adolescentes e fortalecer o processo democrático, além de mostrar na prática como funciona o Poder Legislativo, qual o papel do vereador, entre outros.

Como funciona? - O pontapé inicial é dado com as visitas nas escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do projeto, que neste ano foram realizadas em maio. Todas as escolas com Ensino Médio do município podem participar.

Após a visitação, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores devem trabalhar um tema livre com os alunos para a elaboração de um texto, que será transformado em uma proposta de projeto de lei ou indicação. Cada escola deve eleger uma das proposições apresentadas pelos respectivos alunos e enviá-la à Câmara, bem como eleger dois alunos que vão representar suas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de duas oficinas ministradas pela Escola do Legislativo, na sede da Câmara Municipal; visitam o Poder Executivo Municipal para um bate-papo com o prefeito; e concluem a participação com uma viagem político-cultural custeada pelo Poder Legislativo jaboticabalense.

Anote na agenda:

10/09/2019 - Prazo final para envio dos projetos pelos estabelecimentos de ensino para a Escola do Legislativo/Câmara Municipal de Jaboticabal;
26/09/2019 | 13h - Primeira Oficina com os alunos representantes dos estabelecimentos de ensino - Funcionamento da Câmara, formatação e adequação de projetos;
03/10/2019 | 13h - Segunda Oficina - Organização e apresentação de uma sessão ordinária do próprio Parlamento Jovem;
24/10/2019 | 19h - Sessão Ordinária do Parlamento Jovem;
A ser definido - Reunião com o Prefeito José Carlos Hori;
28/11/2019 - Viagem a São Paulo - Assembleia Legislativa e Ibirapuera;

*Obs.: As datas programadas podem sofrer alterações caso sejam necessários ajustes, conforme a Escola do Legislativo.