Prefeito acata indicação dos vereadores Renata Assirati, Dr. Edu Fenerich e Dr. Mauro Cenço para estender atividade delegada às polícias Civil e Ambiental

por Ana Paula publicado 24/02/2022 11h22, última modificação 24/02/2022 11h22

Recentemente contemplada com duas viaturas do projeto AgroSP+Seguro, Jaboticabal se prepara para estender a Atividade Delegada para a Polícia Civil e Polícia Ambiental.

Isso porque, o prefeito municipal Prof. Emerson Camargo (PATRI) decidiu acatar uma indicação legislativa (nº 878/2022) apresentada pelos vereadores Renata Assirati (PSC), Dr. Edu Fenerich (MDB) e Dr. Mauro Cenço (PODEMOS) pedindo a extensão da Atividade Delegada, conforme autorização em lei estadual sancionada e publicada em janeiro deste ano.

A CONFIRMAÇÃO – O anúncio da extensão do convênio entre o município e o Estado de São Paulo para a Atividade Delegada, que ainda deve ser assinado, foi feito pelo prefeito em uma reunião no Paço Municipal, na última quarta-feira (23/02), que contou com a presença dos vereadores autores da indicação, Renata Assirati, Dr. Edu Fenerich e Dr. Mauro Cenço, além dos vereadores Ronaldinho e Dra. Andréa Delegada; do presidente do Sindicato Rural e Diretor da Coplana, Sergio Nakagi e pelo ex-Presidente e atual Diretor da Coplana, José Antonio Rossato Junior, representando os agricultores; do Capitão da PM, Tayar; e do delegado Dr. Plaucio, da Polícia Civil.

A expansão vai permitir que não somente os policiais militares, mas também policiais civis possam trabalhar em seus dias de folga, fardados, com viaturas e acessórios que utilizam em suas funções diárias, nas áreas de interesse da sociedade jaboticabalense. O pagamento aos profissionais da segurança pública na atividade fica por conta das prefeituras. Em Jaboticabal, para este ano, o orçamento previsto para a Atividade Delegada é de R$ 480 mil (Lei nº 5.217, de 8 de dezembro de 2021). A Câmara Municipal também sinalizou durante a reunião que deverá adiantar devolução mensal de parcela dos recursos do seu orçamento, o que permitirá um incremento de 20% nas ações a serem desenvolvidas pela Atividade Delegada.

O vereador Dr. Edu Fenerich, responsável pela intermediação junto ao deputado federal Baleia Rossi que possibilitou ao município a contemplação das duas viaturas, comemorou o aceite do prefeito em ampliar o convênio da Atividade Delegada aos policiais Civil e Ambiental (uma unidade da Polícia Militar). O assunto chegou a ser destacado dias antes pelo parlamentar em seu pronunciamento na sessão ordinária (21/02), que falou da conquista das duas viaturas e da expectativa do prefeito em acatar a indicação legislativa, que agora já tem o aval do Chefe do Executivo. “Fizemos a indicação ao prefeito por entender a necessidade do poder público em oferecer mais segurança aos nossos agricultores, que através do trabalho dedicado e competente contribuem de forma decisiva para o progresso da nossa terra e para o bem-estar da nossa gente”, pontuou Fenerich.

Reprodução de parte do texto da Indicação legislativa nº 878/2022.

Ainda segundo Fenerich, “os representantes dos proprietários rurais e os representantes da polícia militar e da polícia civil, decidirão, observado o orçamento previsto e, sobretudo, às necessidades do setor, a forma pela qual serão desenvolvidas as atividades relativas à segurança no campo”.

Para a presidente da Casa, Renata Assirati, quem ganha é a população. “As viaturas são de extrema importância. Uma cidade que está sendo privilegiada [em referência à cidade ter recebido duas viaturas das 250 entregues pelo governo do Estado e disputadas pelos 645 municípios]. Somando a isso, começa a se tornar realidade a extensão da atividade delegada. Isso vai ser bom pra quem? Pra todos os munícipes”, defendeu Renata.

“Importantíssima essas conquistas para a nossa cidade, sobretudo para a população que mora na área rural, que será diretamente beneficiada. Como líder do governo, estamos acompanhando e trabalhando para que a assinatura desse convênio saia o mais rápido possível”, concluiu Dr. Mauro Cenço.

Confira abaixo vídeo divulgado pelo prefeito acerca do assunto: