Presidente da Câmara de Jaboticabal solicita cadastramento de lactantes para vacinação da Covid-19

por Ana Paula publicado 18/06/2021 14h39, última modificação 18/06/2021 14h40

Texto: Poliana Taliberti | Assessoria de Gabinete da vereadora Renata Assirati

A presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati (PSC), protocolou nesta semana, solicitação junto ao prefeito de Jaboticabal, Emerson Camargo e ao Comitê Municipal Covid, uma atenção especial à Inclusão das Lactantes na lista da programação das pessoas prioritárias a receberem a vacina imunizante contra a Covid-19.

A solicitação foi realizada após pedido de mães preocupadas com a situação atual e a necessidade da vacinação. "Como todos sabem, as lactantes estão em contato próximo, mãe e filho, e neste momento frágil em que todos enfrentam é de extrema importância esta atenção especial. Temos que proteger de forma preventiva todas as pessoas. As lactantes também são essenciais neste grupo prioritário", destaca a presidente da Câmara Renata Assirati em suas redes sociais.

Após a divulgação do pedido,  Mariela Custodio de Araujo sentiu-se aliviada. Ela é lactante e poderá ser beneficiada. “Quero agradecer a vereadora e presidente da Câmara Renata Assirati pelo empenho referente ao meu pedido para incluir as lactantes no processo de vacinação da Covid-19. Eu como mãe e lactante, assustada com a situação, pedi à vereadora ajuda para que esta inclusão fosse feita na nossa cidade", destaca.

Ela ainda completa. "Algumas mães já tinham feito o pedido, eu apenas reforcei o mesmo e como ela mesma disse “eu fui a inspiração” pela insistência e medo por esse vírus. Gostaria de agradecer a Renata pelo empenho que sempre tem demonstrado,  pela eficiência nos assuntos referentes à nossa cidade; mesmo quando não era vereadora sempre se dispôs  a ajudar a comunidade e batalhou para chegar no degrau que está hoje. Aproveito para agradecer ao nosso prefeito Emerson e toda sua equipe por acatar esse pedido. Em nome de todas as lactantes, o meu muito obrigada.”

Na última terça-feira, dia 15, após pedido da presidente da Casa de Leis, a Prefeitura de Jaboticabal abriu o cadastramento de mães lactantes que possuem filhos de até seis meses de idade para receberem a vacina contra a COVID-19. O cadastro será aberto, em breve, para os filhos até um ano de idade.

Este cadastro é importante para que haja o levantamento do número de mães neste grupo, assim, as doses serão organizadas pela Vigilância Epidemiológica de Jaboticabal. Após a tabulação dos dados, será divulgada a data de início de imunização deste grupo contra a COVID-19 com a vacina Oxford/Astrazeneca. Quando o novo grupo iniciar, será necessário comprovar a idade do bebê apresentando a certidão de nascimento.

Reprodução do ofício encaminhado pela presidente da Câmara, Renata Assirati, ao prefeito municipal, Emerson Camargo.

Texto: Poliana Taliberti
Foto: Arquivo pessoal da família Araujo