Pretto Miranda Cabeleireiro é eleito presidente da Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
A posse da Mesa Diretora está prevista para o dia primeiro de janeiro, às 10 horas, na sede do Poder Legislativo Municipal.

O vereador Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS) foi eleito presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal na noite dessa segunda-feira (17/12), em sessão ordinária.

As votações, conduzidas pelo presidente Dr. Edu Fenerich (PPS), foram realizadas em separado, para cada cargo da Mesa Diretora (presidente, vice-presidente, 1º e 2º secretários) sequencialmente e por escrutínio, ou seja, por votos manifestados via cédulas de papel. Serviram de escrutinadores (responsáveis pela apuração dos votos), os servidores Luiz Carlos dos Santos e Denise Cardozo.

Presidente eleito, Pretto Miranda Cabeleireiro, recebe os cumprimentos do atual presidente Dr. Edu Fenerich logo após o anúncio do resultado.

Pretto recebeu oito votos, diante de três computados a Luís Carlos Fernandes (PSC) e dois a João Bassi (PATRI). Com o resultado, o parlamentar irá chefiar os trabalhos legislativos e administrativos da Casa para o biênio 2019-2020.

Também foram eleitos os demais integrantes da Mesa Diretora. Daniel Rodrigues (PSC) foi eleito vice-presidente com oito votos, diante de Samuel Cunha, que contou com cinco votos; Dona Cidinha, foi conduzida à 1ª secretaria, com oito votos contra cinco de Beto Ariki (PSL); Ednei Valêncio (PR) conquistou oito votos e garantiu o cargo de 2º secretário, diante de três votos para Carmo Jorge Reino (PSB), um para Samuel Cunha (PSDB) e um para Beto Ariki.


[Esq. à Dir.] Vice-presidente eleito Daniel Rodrigues (PSC); 1ª Secretária eleita, Dona Cidinha (PRB); e 2º Secretário eleito, Ednei Valêncio, compõem a Mesa Diretora sob o comando de Pretto Miranda Cabeleireiro (PPS) para o biênio 2019-2020.

A posse da Mesa Diretora está prevista, conforme a Lei Orgânica Municipal (Art. 24, parágrafo 3º), para o dia primeiro de janeiro, às 10 horas, na sede do Poder Legislativo Municipal.

PRESIDENTE ELEITO – Uilson José de Miranda, mais conhecido como Pretto Cabeleireiro, nasceu em 04/04/1973, em Ivaiporã/PR, e se mudou para Jaboticabal há 36 anos. É filho de Raimundo Gontijo de Miranda, in memoriam, e de Ilda Augusta Souza de Miranda. É casado com Marcela Machado de Miranda e é pai de Júlia Roberta de Miranda.

Profissional na área da beleza há 25 anos, líder comunitário e voluntário em grupos sociais, também é fundador do GACC – Grupo Amigo da Criança Carente.

Iniciou na política em 2000 e disputou todas as eleições municipais desde então. Foi eleito em 2016 com 1.226 votos, sendo o segundo mais votado no pleito de 02 de outubro de 2016.

O QUE É A MESA DIRETORA? A Mesa Diretora é o órgão da Câmara Municipal formado pelo presidente, vice-presidente, 1º secretário e 2º secretário, que possuem a competência de dirigir os trabalhos em Plenário; propor Projetos de Resolução e Projetos de Decreto-Legislativo; elaborar e expedir Ato de discriminação das dotações orçamentárias da Câmara; suplementar dotações do orçamento da Câmara; nomear, promover, reclassificar, exonerar, comissionar, aposentar, demitir, exonerar, determinar a apuração de responsabilidades administrativas civil e criminal de servidores faltosos; abrir sindicâncias e processos administrativos e aplicar penalidades; atualizar a remuneração dos Vereadores, nas épocas e condições previstas em Lei; devolver à Tesouraria da Prefeitura, o saldo de caixa existente na Câmara, no final de cada exercício; enviar ao Prefeito, até o dia 1º de março, as contas do exercício anterior; e assinar os Autógrafos das Leis destinadas à sanção e promulgação pelo Chefe do Executivo. (Art. 17 do Regimento Interno).

A Mesa Diretora é composta por vereadores escolhidos pelos próprios parlamentares por meio de votação via cédula de papel. Cada cargo possui eleição própria, sendo necessária a maioria simples de votos – presentes pelo menos, a maioria absoluta dos membros da Câmara – para se eleger. O mandato da Mesa Diretora é de 24 meses, e o vereador não pode ser reconduzido para o mesmo cargo na mesma legislatura. (Art. 24 da Lei Orgânica).

A íntegra da sessão está disponível na WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br)

Ana Paula Junqueira
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478