Projetos de Decreto Legislativo homenageiam Escola Coronel Vaz pelos seus 120 anos

por Ana Paula publicado 02/03/2023 16h53, última modificação 02/03/2023 17h04
Em áudio

A Escola Municipal de Educação Básica Coronel Vaz, de Jaboticabal, completa 120 anos de história no dia 20 de setembro.

Para homenagear a instituição de ensino, inaugurada em setembro de 1903, durante a primeira república, pelo Governo do Estado de São Paulo, o vereador Professor Jonas apresentou dois projetos de Decreto Legislativo na Câmara de Jaboticabal.

Um deles concede Diploma de Honra ao Mérito à escola pelos seus 120 anos (PDL nº 04/2023), e outro que homenageia com placas comemorativas 120 pessoas que fazem parte dessa história (PDL nº 05/2023).

Considerado um Bem Cultural, o prédio do Coronel Vaz faz parte de um conjunto de escolas, construídas pelo Governo do Estado de São Paulo entre 1890 a 1930, que foram tombadas em 2010 pelo Governo do Estado, pelo seu significado cultural, histórico e arquitetônico.

Foto: Escola Coronel Vaz, em Jaboticabal - Anuário do Ensino do Estado de São Paulo 1907-1908

O vereador Prof. Jonas falou sobre os projetos apresentados:

“Como você mesmo disse, está completando 120 anos. É a escola mais antiga de Jaboticabal. Então ela está inserida na história do nosso município. Ela passou por várias mudanças, passaram por ali vários alunos, centenas de professores. Então é uma forma da gente resgatar o valor histórico da nossa escola do nosso município”.

Além dos serviços educacionais, a escola guarda passagens que marcaram a história paulista, como conta o Prof. Jonas.

“Se você pegar a Revolução Constitucionalista de 1930, nossa Escola Coronel Vaz foi o local onde se arrecadava os alimentos para enviar para os soldados Paulista. Então isso é um marco histórico! Quando você está trabalhando a história da cidade, principalmente ali no 9º ano, você destaca isso né. A cidade de Jaboticabal, a escola Coronel Vaz, inserida num movimento histórico do Estado e do Brasil, que é quando São Paulo reage ao governo ditatorial de Vargas.”

A expectativa do vereador é de os projetos sejam pautados para votação na sessão ordinária de segunda-feira, 06 de março, e que sejam aprovadas por unanimidade.

“Conto com o apoio dos vereadores, porque, como eu disse, é um marco histórico é a valorização da história do nosso município. A escola Coronel Vaz precisa dessa homenagem. E é claro, também ela precisa ser mais valorizada no seu aspecto estrutural. A escola Coronel Vaz está precisando urgente de uma reforma estrutural, principalmente no prédio que está ai há 120 anos.”

Esses e outros projetos em tramitação na Câmara de Jaboticabal podem ser acessados pelo site www.jaboticabal.sp.leg.br.