Proteção animal é tema de audiência pública na Câmara Municipal de Jaboticabal no dia 07 de outubro

por Ana Paula publicado 29/09/2021 14h54, última modificação 29/09/2021 16h27

A Comissão de Meio Ambiente e Proteção Animal da Câmara Municipal de Jaboticabal, presidida pela vereadora Val Barbieri (PRTB) e composta também pelos vereadores Daniel Rodrigues (PSDB) e Ronaldinho (PATRI), realiza no dia 7 de outubro uma audiência pública para ampliar os debates de políticas públicas para a proteção animal em Jaboticabal. O evento começa às 19h30, com transmissão ao vivo pela página da Câmara no Facebook (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal), e retransmissão pelo canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/CamaraMunicipaldeJaboticabal)

Entre os assuntos que devem ser abordados na audiência, que marca a Semana Municipal de Conscientização e Proteção dos Direitos dos Animais (Lei nº 4586/2014), estão a proteção a animais silvestres e o dilema com as pombas na Praça Joaquim Batista; as ocorrências de maus tratos animais no município; quais atos podem ser considerados como maus tratos contra os animais; os dilemas na condução do departamento municipal de proteção animal; entre outros.

Vereadores de Jaboticabal e de outros municípios, representantes de deputados e ONG’s relacionadas à causa animal participam da audiência para um amplo debate. O público também pode participar virtualmente, enviando suas perguntas e manifestações nos comentários da transmissão pelo Facebook durante a audiência, ou ainda presencialmente. Ressalta-se que ainda atravessamos um período de pandemia da COVID-19, por isso, o espaço dedicado à participação presencial na galeria do plenário está reduzido em atenção às medidas sanitárias.

“Proteção animal envolve não só os direitos dos animais, o seu bem-estar, mas também é uma questão de saúde pública, afinal, animais que não são bem cuidados por seus tutores podem se tornar vetores para doenças que atingem os seres humanos. E não por sua culpa, mas pela conduta irresponsável daqueles que deveriam proteger e zelar pelos bichinhos. Por isso, convido a todos a participar conosco dessa audiência. Tenho certeza que você vai aprender muito e poderá contribuir nesta causa que deve ser de todos nós”, convida Val.