Protetores da causa animal recebem homenagem da Câmara de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 06/10/2022 16h39, última modificação 06/10/2022 16h39

Na terça-feira, 04 de outubro, em que se comemorou o Dia Mundial dos Animais e de São Francisco de Assis, santo da Igreja Católica considerado o protetor dos animais, a Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou 50 pessoas, físicas e jurídicas, que se dedicam cotidianamente no combate aos maus-tratos animais, ao acolhimento de animais vítimas de abandono, bem como aqueles que prestam serviços em favor da proteção animal.

A cerimônia, presidida pela presidente da Câmara, Renata Assirati, foi realizada no Cine Teatro Municipal Manoel Marques de Mello, com transmissão ao vivo pelo canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/CamaraMunicipaldeJaboticabal).

Vereadora Val Barbieri

Autora da iniciativa legislativa, vereadora Val Barbieri, falou da importância do trabalho realizado pelos homenageados, de políticas públicas para a área de defesa animal e citou legislações apresentadas por ela na Câmara de Jaboticabal. “Estou lutando muito por projetos de castração permanente em Jaboticabal, que atenda as necessidades de toda população. Já consegui emendas parlamentares para dar início à retomada deste projeto de castração, e também da reforma do Canil Municipal. Isso não é mérito meu. Não são conquistas minhas... é uma conquista nossa! É uma conquista deles: dos animais!... Estamos aqui falando em nome deles, no Dia Mundial deles. Dando voz a eles!”, defendeu a parlamentar.

Na sequência, um a um dos homenageados recebeu placa comemorativa pelo Dia Mundial dos Animais: 2ª Companhia da Polícia Militar de Jaboticabal; 6ª Subseção da OAB de Jaboticabal; Aconchego 4 Patas; Agrocenter Casa de Rações; Alessandra Maria Correa Rover; Aléssio Barbieri (In Memoriam); Alexandre Maria Petronilho; Amábile Cristina Saes; Ana Margarida Theodoro Caminhas; Antonio de Andrade; Associação Protetora dos Animais de Jaboticabal – APA; Colégio Impacto; Corpo de Bombeiros de Jaboticabal; Delza Roberta de Camargo; Isabel dos Santos Borsari; Domingos Silva Lavecchia (In Memoriam); Emerson Rodrigo Camargo; Escola Estadual Professor Luiz Latorraca; Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias - Unesp Campus de Jaboticabal; Floripes da Silva; Geraldo Baptista (In Memoriam); Gilberto Lopes de Oliveira; Gilson Hélio Toniollo; Gustavo Aparecido dos Santos (In Memoriam); Henrique Maccagnan Filho; Imeve Saúde e Nutrição Animal; Jaboticabal Shopping; Jornal A Gazeta; José Rafael de Toledo Piza; Juliana Vantini; Katia Regina Artoni; Leonardo José Fonseca; Lions Clube de Jaboticabal; Marcella Cristine Barbato Zibetti; Maria da Glória Batista Da Silva (In Memoriam); Mercado Rural; Multi Tec Produtos Agropecuários; Murilo Gaspardo; Nutrivida Agropecuária; Rádio 101 FM; Rádio Vida Nova AM; Rotaract Club de Jaboticabal; Silvia Geraldini; Simoni Faria Pfaifer; Sonia do Carmo Artoni; Tiro de Guerra 02-018 de Jaboticabal; Ucbvet Saúde Animal; Unimed Jaboticabal; Valdir Dos Santos Soares e Vera Sonia Del Vecchio.

Dr. Bottino

DEFESA DE DIREITOS – O presidente da OAB Jaboticabal, Dr. André Luís Bottino de Vasconcellos, subiu à Tribuna em nome dos homenageados. “Apoiamos uma legislação mais enérgica e mais rigorosa na proteção e defesa dos animais, sejam eles PETS ou Silvestres, com regulação de seus direitos de personalidade e, assim, fazemos como cidadãos, e como homens e mulheres que amam a natureza, que respeitam a vida e dão voz aos que não tem voz. Ainda são vivas as palavras de Albert [Schweitzer], Nobel da Paz em 1952: ‘Quando o homem aprender a respeitar até o menor ser da criação, seja animal ou vegetal, ninguém precisará ensiná-lo mais a amar o seu semelhante”, manifestou Bottino.

Juliana Vantini

Para a representante da Associação Protetora dos Animais (APA), instituição que atua no controle da população animal e luta contra o abandono animal, Juliana Vantini, “... Ser protetor de animais não é somente protegê-los dos perigos, mas, principalmente defender os seus direitos e batalhar incansavelmente para ampliá-los. Existe legislação farta acerca da saúde humana e ambiental, mas há uma lacuna sobre a dos animais. Reconheço, neste momento e nas palavras seguintes, a vida do Professor Jeffrey, onde ajudar um animal pode ser uma forma de colaborar com um mundo mais justo para todos os seres vivos. Todos os animais que estão na rua, de alguma maneira foram abandonados por um ser humano”, pontuou Juliana.

Por sua vez, Dr. Murilo Gaspardo, vereador na Legislatura 2009/2021 e autor da Lei nº 3974/2009, que instituiu o Dia Municipal de Proteção aos Animais, convidou os presentes a uma reflexão sobre o dever ético do cuidado com todas as criaturas. “Cuidemos uns dos outros, celebremos data tão importante e pessoas que estão aqui e que fazem histórias na defesa daqueles que não tem voz”, compartilhou Gaspardo.

Na sequência, o prefeito Prof. Emerson Camargo defendeu que “o direito à vida, como um todo, não pode ser classificado apenas por uma definição de personalidade jurídica, mas tem que ser colocado acima de tudo, numa condição de existência... Sentimento é o que nos une como um todo! Ainda bem que temos mais sentimentos do que razão”.

“É nesta fé, nesta emoção... que dedicamos esta noite, esta sessão solene homenageando pessoas, tutores, entidades, empresas e pessoas que buscam fazer a diferença, protegendo nossos amados animais... Como é bom ter pessoas no nosso município que cumprem um papel tão importante, voluntária, altruísta e dedicada à causa animal... Muito obrigada por vocês não medirem esforços em cada ação e fazerem sempre o bem”, finalizou a presidente da Casa, Renata Assirati.

Compareceram à solenidade os vereadores Dr. Edu Fenerich (MDB) e Daniel Rodrigues (PSDB).

A galeria de fotos, em parte I e parte II, está disponível no Facebook da Câmara.