Renata Assirati e Dr. Edu Fenerich assinam Projeto “Língua Portuguesa Escrita para Surdos” em parceria com a APÁS

por Virginia publicado 13/08/2021 17h01, última modificação 13/08/2021 17h01

Texto: Poliana Taliberti | Assessoria de Gabinete da vereadora Renata Assirati

O Presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal, o vereador Dr. Carlos Eduardo Pedroso Fenerich e a Vereadora e Presidente da Câmara, Renata Assirati, assinaram na última quarta-feira, dia 11, o curso “Língua Portuguesa Escrita para Surdos”, voltado exclusivamente ao público surdo ou com deficiência auditiva - usuários da Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), em parceria com a Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APÁS), que tem como presidente Tadeu Julio de Oliveira e a supervisora Miucha Carregari.

O curso oferecido é de português como segunda língua para os surdos. Virginia Antonino, servidora da Câmara será a professora bilíngue para os alunos inscritos. As aulas acontecem somente nas quartas-feiras e terão início no próximo dia 18. As aulas serão das 8h às 11h e das 13h30 às 17h.

“Foi um dia de imensa felicidade para mim. Como presidente da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal, e com integral apoio da presidente Vereadora Renata Assirati, assinamos importantíssima parceria com a nossa Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APÁS). A partir da próxima quarta-feira, dia 18 de agosto e em todas as quartas-feiras, a Escola do Legislativo iniciará, na sede da APÁS, curso de português como segunda língua para os surdos. A nossa servidora e amiga Virginia Antonino será a professora e tradutora para os alunos inscritos”, destaca o vereador e presidente da Escola do Legislativo, Dr. Edu Fenerich.

A presidente da Casa de Leis, Renata Assirati também destaca a satisfação em assinar o projeto desta parceria tão importante. “Parabenizo todos os envolvidos, principalmente ao presidente da Escola do Legislativo, Dr. Edu Fenerich. Uma oportunidade de garantir conhecimento, informação e oportunidades para todos os surdos, principalmente em um curso gratuito e que acontece até o mês de dezembro. Esta parceria da Escola do Legislativo da Câmara Municipal está sempre à disposição para atender a nossa população”, comenta Renata Assirati.

A APÁS existe há 43 anos, atendendo 120 crianças, jovens e adultos surdos de Jaboticabal e toda a região. Conta atualmente com 13 funcionários.

Sobre a Lei

O presente Projeto será desenvolvido pela Escola do Legislativo, em parceria com a APÁS, conforme permissão legal, prevista no art. 1º, IV do Ato da Mesa nº 05/2013, a saber:

 Art. 1° A Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Jaboticabal, criada pela Resolução n° 324, de 17 de dezembro de 2012, vinculada diretamente à Mesa Diretora da Câmara Municipal será supervisionada pelo Departamento Técnico Legislativo e pelo Conselho Escolar. (...) Entre os objetivos: IV - desenvolver programas de ensino, objetivando a integração da Câmara Municipal de Jaboticabal à sociedade civil organizada.(...)

Texto: Poliana Taliberti
Fotos: Gabinete da vereadora Renata Assirati
(16) 3209-9488