Representante da Comunidade Surda emociona em Sessão Solene de homenagem aos 43 anos da APÁS

por Ana Paula publicado 27/09/2021 15h56, última modificação 27/09/2021 16h53

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou na noite de sexta-feira (24/09), em sessão solene, a Associação de Pais e Amigos de Surdos de Jaboticabal (APÁS) pelos seus 43 anos de fundação. Na oportunidade, 43 pessoas que fizeram parte da história da APÁS, sendo profissionais, professores, pais e surdos, receberam placas comemorativas em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 758/2021, de autoria do vereador Dr Edu Fenerich (MDB).

Fenerich foi o primeiro da noite a discursar, para saudar os homenageados. Em seu pronunciamento relembrou as parcerias realizadas pela Câmara em prol da comunidade surda, como o curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS), com objetivo de ampliar o acesso à comunicação em Libras; seu apoio ao Projeto de Lei 4909/2020, e agora Lei 14.191, de 2021, que insere a Educação Bilíngue de Surdos na Lei Brasileira de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB - Lei 9.394, de 1996) como uma modalidade de ensino independente. O parlamentar igualmente destacou a parceria da Escola do Legislativo da Câmara com a APÁS no ensino de Língua Portuguesa como segunda Língua para surdos, e a importância do mês de setembro para a comunidade surda.


Vereador Dr. Edu Fenerich enaltece importância da APÁS na formação educacional, cultural e de assistência social à pessoa surda.

“Jaboticabal tem a Associação de Pais e Amigos de Surdos, a nossa querida APÁS que promove e articula ações de defesa e garantia dos direitos da pessoa surda ou com deficiência auditiva, oferecendo todo o tipo de assistência social, cultural, educacional e saúde com vistas ao desenvolvimento global, preparação para a vida, realização pessoal e inclusão social, a fim de proporcionar maior qualidade de vida. Ou seja, uma parceira importante para os surdos e suas famílias. Quero me dirigir às professores que ensinaram e ensinam com amor e sabedoria cada aluno surdo que passou e estão em suas vidas, as fonoaudiólogas que auxiliam os surdos a conquistarem suas vozes, aos psicólogos que esteve e estão ao lado da pessoa surda ajudando-a não desistirem diante de tantos obstáculos, e aos surdos, cidadãos de fibra que lutam todos os dias por acessibilidade e por oportunidade. Vocês são guerreiros e tem todo meu apoio! Aos pais aqui presentes, meus parabéns por não desistirem de seus filhos e por estarem junto com eles na luta por um mundo melhor”, enalteceu Fenerich.

Após o pronunciamento de saudação, um a um dos homenageados receberam a Placa Comemorativa.

Fernanda Marchi, que possui perda auditiva nos dois ouvidos – perda profunda do lado esquerdo e perda severa do lado direito – e já recebeu assistência da APÁS, foi a responsável pelo pronunciamento em nome dos homenageados. O discurso foi feito em LIBRAS, com interpretação da servidora do Legislativo, Virginia Antonino.


Fernanda Marchi, ao lado do vereador Dr. Edu Fenerich e da servidora Virginia Antonino, conduz a sinalização do grito em Libras da frase: "Comunidade Surda, Avante!"

Gratidão foi o fio condutor do discurso de Fernanda, que não poupou agradecimentos e emocionou o público: “Nós da comunidade surda lutamos por nosso espaço na sociedade. E cada conquista é de extrema importância! Ter um dia municipal para relembrar nossas lutas e comemorar nossas vitórias, pois no dia do Surdo é isso que comemoramos, é uma grande vitória!... Minha gratidão eterna a Escola Municipal Estrelinha Azul e a nossa Associação, a APÁS, pois foi a participação nessas instituições que tive a oportunidade de conhecer e entrar para a comunidade surda e assim ser capaz de me identificar enquanto pessoa surda... Feliz por estar sendo homenageada junto com minhas professoras Regina, Maíra, Vera, Mônica. Gratidão por tudo que me ensinaram e nunca deixaram eu desistir diante as dificuldades. Às minhas psicólogas Vanessa e Andressa, gratidão por todas as orientações em momentos de incertezas. À minha Assistente Social, Cristina, que me acompanhou, e se hoje tenho trabalho, sou registrada, devo a ela essa oportunidade... E as minhas fonoaudiólogas, Maria Cristina e Mirian: para vocês eu uso uma frase que dá todo sentido ao vosso trabalho “A voz da pessoa ouvinte é um dom, porém a voz do surdo é uma conquista”! Obrigada por me auxiliarem na conquista da minha voz. E a Vilma, que sempre cuida do nosso lanchinho gostoso com carinho, meu eterno agradecimento... Desejo que como eu, outros amigos surdos tenham a oportunidade de estar aqui como estamos hoje, pois todos nós merecemos”, defendeu a jovem, que quebrou o protocolo e pediu para que todos os presentes ficassem em pé para a sinalização da frase “Comunidade Surda, Avante!”, em LIBRAS, ensinada por ela a todos os presentes.


Presidente da APÁS, Tadeu Oliveira, durante seu pronunciamento.

Depois foi a vez do presidente a APÁS, Tadeu Oliveira, fazer uso da palavra. “Precisamos relembrar e agradecer a fundadora, Celia Marisa de Taverna, pela brilhante ideia de criar a nossa Associação de Pais e Amigos de Surdos de Jaboticabal... é na APÁS que as famílias buscam apoio e logo toda a ideia de incapacidade é substituída pela capacidade”, manifestou o dirigente.


Dra. Luciana Bergo, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, fala em nome do prefeito municipal.

Por sua vez, a secretária municipal de Assistência e Desenvolvimento Social, Dra. Luciana Laurindo Bergo, ocupou a tribuna em nome do prefeito municipal, Emerson Camargo (PATRIOTAS). “Estamos aqui para avançar, pois todos os dias são dias de luta para consolidação de direitos e garantia de toda a comunidade surda. É uma luta não só da comunidade surda e sim de todos os poderes Executivo, Legislativo e Judiciário”, destacou Luciana.


Vice-Presidente da Câmara, Gilberto de Faria, preside a sessão solene.

O Vice-Presidente da Câmara, vereador Gilberto de Faria (MDB), que presidiu a solenidade, desejou um longo e duradouro trabalho à APÁS. “Uma trajetória marcada pelo trabalho incansável de inúmeros colaboradores que ajudaram e certamente continuarão ajudando a APÁS a desenvolver o trabalho sério que tornou a entidade referência no auxílio à pessoa surda... promovendo a inclusão de crianças, adolescentes e jovens surdos na sociedade, e em seu núcleo familiar, de maneira autônoma e emancipada”, finalizou.


Homenageados posam para foto, ao lado das autoridades municipais, ao término da solenidade.

Também marcaram presença na solenidade os vereadores Dr. Mauro Cenço (PODE), Daniel Rodrigues (PSDB), Prof. Jonas (Republicanos), Gregório Casagrande (Solidariedade), Val Barbieri (PRTB), Ronaldinho (PATRI) e Profa. Paula (PT).

A íntegra da sessão está disponível na página do Facebook da Câmara (https://www.facebook.com/CamaraJaboticabal/videos/606535637463448).


Confira a galeria de fotos da solenidade distribuída em três partes, na página da Câmara no Facebook:
PARTE 1
PARTE 2
PARTE 3


Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478