#DoGabinete - Vereador Gregório Casagrande acompanha abordagem social a moradores em situação de rua e comemora sua indicação atendida pelo Executivo

por Ana Paula publicado 22/06/2022 09h27, última modificação 22/06/2022 09h27

Texto e fotos: Alairce Araujo  |  Assessoria de Gabinete do vereador Gregório Casagrande

“Estou muito feliz em participar da abordagem social do ônibus Saúde Móvel, na Rua 1, do bairro Cidade Jardim”. Foi com está frase que o vereador Gregório Casagrande, resumiu o que estava sentindo ao ver os moradores em situação de rua recebendo atendimentos médicos, psicológicos e odontológicos, da equipe do ônibus Saúde Móveis.

O Saúde Móvel é uma indicação do vereador Gregório Casagrande que foi atendida pela Secretária da Saúde, que busca solucionar grandes problemas de saúde pública que vão além da situação de rua, pois envolve dependências químicas; vínculos familiares rompidos; abandono; gravidez indesejada e suas consequências; problemas de saúde físicos e mentais; problemas de segurança; de higiene e, poluição visual e desvalorização dos bairros e locais aonde esta população se fixa.

Esta foi a segunda abordagem da equipe do Saúde Móvel, que conta com vários profissionais da área da saúde, orientando, realizando exames e encaminhando para tratamentos, pessoas em situação de rua.

No Saúde Móvel,  além de orientações e administração de métodos contraceptivos para evitar gravidez desta população, são realizados exames de Hepatite B e C, teste de HIV,  atendimentos odontólogos e encaminhamentos a tratamentos de dependência química.

O Saúde Móvel ainda conta com a parceria da ONG Fênix, por meio do projeto Pense PosiTHIvo, que é um projeto Estadual desenvolvido nas escolas e serviços de assistência e saúde do Município, que tem uma equipe de orientação psicológica, Assistência Social, enfermagem e uma educadora de campo que dão apoio às abordagens.

“É mais uma pequena conquista, digo pequena porque minha alegria seria não ver estas pessoas nesta situação, mas, mesmo assim meu coração se enche de alegria por saber que o trabalho está sendo realizado, que as orientações e cuidados com a higiene e as tentativas de tirar estas pessoas destas condições, têm sido olhados pelo executivo, pois os moradores da Rua 1 vêm reclamando bastante devido a esta situação que é ruim para todos e para toda a cidade”, completou o vereador Gregório Casagrande que se mostrou esperançoso de que este problema seja amenizado e que está causa seja ganha; não pela dependência química ou pelas enfermidades, mas para esta população que se encontra nesta situação, que queiramos ou não, é responsabilidade de cada um de nós e necessita desta atenção para conseguir sair desta condição”, finalizou o vereador.

Texto e fotos: Alairce Araujo  | Gabinete do vereador Gregório Casagrande
gregoriocasagrande@camarajaboticabal.sp.gov.br
*Texto produzido e de responsabilidade do gabinete do vereador Gregório Casagrande. As ideias e opiniões expressas não representam, necessariamente, o posicionamento do Poder Legislativo Municipal.