Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio movimenta Jaboticabal a partir deste sábado (10/09)

por Ana Paula publicado 09/09/2022 11h15, última modificação 09/09/2022 11h15

Que tratar sobre questões que envolvem o suicídio é uma tarefa complexa, porém, necessária, possivelmente todos concordem. Mas como falar sobre o assunto, que ainda é considerado um tabu? Onde buscar ajuda? Tem como prevenir? Para responder a estas e outras dúvidas, voluntários que formam o Grupo SobreViver se unem com empresas e poder público da cidade para debater sobre o tema e levar informação para a população na 6º Edição do Setembro Amarelo: Vozes pela Saúde Mental, que acontece de 10 a 17 de setembro em Jaboticabal.

A caminhada #EuAcretidoNaVida abre o ciclo de atividades no próximo sábado (10/09), na Rui Barbosa, com saída do Ginásio de Esportes às 9h00. A data marca o Dia Mundial de Prevenção do Suicídio. Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), somente em 2019, mais de 700 mil pessoas morreram por suicídio, sendo a quarta maior causa de óbitos entre jovens de 15 a 29 anos. No Brasil, de acordo com o Ministério da Saúde, são, em média, 14 mil suicídios por ano – cerca de 38 pessoas tiram a própria vida, por dia, no país.

A programação em Jaboticabal traz ainda uma série de eventos, entre eles uma mesa redonda sobre “Religião e Ciência como fator de prevenção ao suicídio e saúde mental”, no dia 13/09, às 19h, no Anfiteatro 2 da Unesp; e a palestra “Saúde Mental na infância e adolescência: a escola e a família como rede de proteção”, no dia 14/09, às 19h30, no Cine Teatro Municipal.

As ações, lideradas pelo grupo SobreViver, são abertas ao público e integram a Semana Municipal de Prevenção ao Suicídio (Lei nº 4872/2017), de autoria do então vereador Luís Carlos Fernandes, que passou a integrar o Calendário Oficial de Eventos do Município em 2017. De lá pra cá, todos os anos, Jaboticabal se une a grande parte do país e do mundo na campanha “Setembro Amarelo”, mês dedicado à prevenção ao suicídio.

A Comissão de Assuntos Relevantes para tratar sobre Políticas Públicas de valorização da vida e prevenção ao suicídio da Câmara Municipal de Jaboticabal, presidida pela vereadora Profa. Paula, e que tem como membros os vereadores Dr. Edu Fenerich, Val Barbieri, Daniel Rodrigues e Paulo Henrique Advogado, também participará das ações que integram a 6ª Edição do Setembro Amarelo. “Participar e apoiar o evento é extremamente pertinente. Como estamos com uma comissão aberta sobre o assunto, na Câmara, toda informação que colhermos é relevante. Diversos profissionais da saúde mental estarão participando da Semana, então teremos mais esta oportunidade de dialogar com eles, e também abrir diálogo com a população que participar”, destacou a vereadora Profa. Paula.

A Câmara Municipal ainda realizará, por meio da Escola do Legislativo e da Comissão de Assuntos Relevantes, uma palestra gratuita, seguida de um círculo de debate aberto ao público sobre a “Valorização da Vida e as Práticas de Autocuidado”, no dia 21/09, às 19h, no Plenário da Casa, mediada pelo psiquiatra Dr. Roger Negretti. O evento contará com a presença de profissionais da área do esporte, nutrição, representantes religiosos, entre outros.

VOCÊ SABIA? O Setembro Amarelo começou nos EUA, quando o jovem Mike Emme, de 17 anos, cometeu suicídio, em 1994. Mike era um rapaz muito habilidoso e restaurou um automóvel Mustang 68, pintando-o de amarelo. Por conta disso, ficou conhecido como "Mustang Mike". Seus pais e amigos não perceberam que o jovem tinha sérios problemas psicológicos e não conseguiram evitar sua morte. No dia do velório, foi feita uma cesta com muitos cartões decorados com fitas amarelas. Dentro deles tinha a mensagem "Se você precisar, peça ajuda.". A iniciativa foi o estopim para um movimento importante de prevenção ao suicídio. Em consequência dessa triste história, foi escolhido como símbolo da luta contra o suicídio, o laço amarelo. Assim, as fitas amarelas se tornaram o símbolo da campanha, que foi adaptada em 2015 no Brasil pelo Centro de Valorização da Vida (CVV), pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) e pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Confira a programação da 6ª Edição do Setembro Amarelo 2022:

10/09 | Caminhada #euacreditonavida
9h00 – Concentração e saída: Ginásio Municipal de Esportes de Jaboticabal

12/09 | Abertura da exposição #TaTudoBem
19h30 – Período: 12 a 17 de setembro
Local: Jaboticabal Shopping

13/09 | Mesa Redonda “Religião e Ciência como fator de prevenção ao suicídio e saúde mental”
19h00 – Convidados: Vitória Mantoan Padilha (médica psiquiatra); Fernando Aurélio Arrobas Martins (espírita); Pastor Danilo Ribeiro (evangélico); Padre José Benefito Di Tullio (católico) e João Martins Neto (mórmon).
Local: Unesp – Anfiteatro 2

14/09 | Palestra “Saúde Mental na infância e adolescência: a escola e a família como rede de proteção”
19h30 – palestrantes: Fernanda Almeida dos Santos (médica psiquiatra); Patrícia Machado Domingues (psicóloga); Luciane Mialich Scadelai (pedagoga).
Local: Cine Teatro Municipal

15/09 | Show “Vozes pela Vida”
19h30 – Caião; N4 banda; Divaz; Soundbar; participações especiais: Junior Barbosa e Arthur Guzzo e integrantes do grupo SobreViver
Local: Jaboticabal Shopping