Sessão ordinária do Parlamento Jovem será no dia 31 de outubro

por bruno — publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
O exercício da vez é apreciar 12 itens entre projetos de lei e indicações.

Os jovens parlamentares que integram a 6ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jaboticabal se reúnem na próxima quarta-feira (31/10), às 20 horas, no Plenário da Casa, para a sessão ordinária do projeto. O evento será transmitido ao vivo pela WEBTV da Câmara (tv.camarajaboticabal.sp.gov.br).

O grupo, formado por 24 jovens parlamentares de doze escolas públicas e privadas da cidade, votarão quatro projetos de lei e oito indicações. A primeira matéria a ser apreciada será o PL nº 01/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Moura Lacerda, que dispõe sobre o processo de implantação da “Corrida do Bem”, evento esportivo que pretende mobilizar os cidadãos jaboticabalenses, promovendo o esporte a cidadania; na sequência serão votados o PL nº 02/2018, de autoria da totalidade dos jovens parlamentares, que dispõe sobre a criação de feiras livres; o PL nº 03/2018, de autoria de todos os jovens parlamentares, que reserva vagas em estacionamento de shopping center, centros comerciais e hipermercados para gestantes no município de Jaboticabal; e o PL nº 04/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Novo Anglo, que dispõe sobre o  aumento da área verde nas calçadas de estabelecimentos comerciais e residenciais no município.

Também será apreciada a Indicação nº 01/2018, de autoria conjunta dos jovens parlamentares do Centro Educacional SESI e da E.E. Profº Luiz Latorraca, que dispõe sobre a criação do Programa “CAÇAMBA SOCIAL” no município de Jaboticabal; a Indicação nº 02/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Técnico Agrícola, que dispõe sobre a criação da Semanal Municipal da Juventude; a Indicação nº 03/2018, de autoria dos jovens parlamentares da E.E. Antônio José Pedroso, que dispõe sobre a criação e aprovação de faixa de pedestre elevada; a Indicação nº 04/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Nossa Senhora do Carmo, que indica a obrigatoriedade de identificação de todos os animais da cidade; a Indicação nº 05/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Poligenes, que dispõe sobre a instalação de lixeiras coloridas e temáticas para diversos tipos de lixos na área central de Jaboticabal; a Indicação nº 06/2018, de autoria dos jovens parlamentares da E.E. Proª Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos, que dispõe sobre a instituição nas Unidades Escolares o projeto Lacres do Amor, a ser realizado semanalmente durante o ano letivo; a Indicação nº 07/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Santo André, que dispõe sobre a inserção da LIBRAS como disciplina facultativa nas escolas públicas municipais; e a Indicação nº 08/2018, de autoria dos jovens parlamentares do Colégio Maria, que dispõe sobre a implantação de dispositivo chamado “Bocas de Lobo Inteligentes” no âmbito do Município de Jaboticabal.


Diretora da Escola do Legislativo, responsável pelo projeto do Parlamento Jovem, Silvia Mazaro.

Apesar dos projetos e indicações apresentados, e do rito da sessão ordinária serem apenas uma representação do real, para a diretora da Escola do Legislativo, responsável pelo projeto do Parlamento Jovem, Silvia Mazaro, “a sessão é um exercício, uma simulação do que ocorre na prática com os vereadores. Neste caso, da sessão em si, é um momento em que os alunos, escolhidos por suas escolas, defenderão os projetos trazidos de seus estabelecimentos de ensino. São ótimas ideias, e quem sabe alguma delas possa se tornar realmente norma municipal caso seja abraçada por algum vereador ou pelo Poder Executivo, nas suas competências?!”, torce a diretora.

A sessão será presidida pelo aluno Henrique Villata de Pádua, do COC Jaboticabal, ao lado dos 1º e 2º secretários Mateus Lusvarghi, do Colégio Maria, e Carlos Eduardo, do Colégio Novo Anglo, respectivamente, e do vice-presidente Anderson José de Carvalho Junior, da EE Profº Antônio José Pedroso.


[Da esquerda para a direita] Mateus Lusvarghi, 1º secretário; Henrique Villata de Pádua, presidente; Carlos Eduardo, 2º secretário; e Anderson José de Carvalho Junior, vice-presidente.

ELEIÇÃO DA MESA – A Mesa Diretora para a condução dos trabalhos do Parlamento Jovem 2018 foi eleita na segunda oficina do projeto, realizada no dia 04 de outubro, em uma disputa acirrada para os cargos de presidente e vice-presidente. Com a diferença de apenas um voto, Villata foi eleito presidente com oito votos, diante de Nathália Senhor, do Colégio Santo André, que ficou com sete. Já a disputa pelo cargo de vice-presidente terminou empatada, com sete votos para Anderson Junior, da E.E. Profº Antônio José Pedroso, e sete para Andreina Xavier, da E.E. Profª Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos. O desempate foi realizado pelo critério por idade, ficando eleito Anderson. Já para o cargo de 1º Secretário, Mateus foi eleito com 12 votos, e para 2º Secretário, Carlos Eduardo, com 11.

“O Parlamento Jovem é muito interessante, porque é um momento em que os jovens podem refletir um pouco mais sobre a importância do Poder Legislativo, e principalmente, a importância da Democracia. Porque é daqui que saem as leis que podem mudar a vida das pessoas, e toda decisão é tomada pelo colegiado de vereadores, e não apenas por uma pessoa. Aqui eles tiveram a oportunidade de sentir na pele como é uma eleição da Mesa Diretora, que é a responsável por dirigir os trabalhos do Legislativo, também elegeram o local cultural para a viagem que vai acontecer no final do ano, e essa sessão vem para brindar o trabalho feito pelos alunos e por suas escolas ao longo do projeto”, finalizou o presidente da Escola do Legislativo, vereador Pretto Miranda Cabeleireiro.


Votação do local onde farão o passeio cultural na capital paulista.

Os jovens parlamentares, e seus respectivos professores, viajam para a capital paulista em um passeio político-cultural neste final de ano. Apesar da data ainda não estar confirmada, o roteiro já foi definido: pela manhã, uma visita guiada ao Catavento Cultural, e à tarde, a visita será na Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo.

CLIQUE AQUI e baixe a Ordem do Dia do Parlamento Jovem.


Jovens Parlamentares participam da segunda oficina da 6ª edição do Parlamento Jovem da Câmara Municipal de Jaboticabal.

Confira a relação dos jovens parlamentares de 2018:

COC Jaboticabal – Henrique Villata de Pádua
COC Jaboticabal – Antoninho Penariol
Centro Educacional SESI – Davi Eduardo Siqueira
Centro Educacional SESI – Laura Estér Florêncio
Colégio Maria – Mateus Berlingieri Lusvarghi
Colégio Maria – Gabriel Martinelli
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Bárbara Monique da Silva
Colégio Nossa Senhora do Carmo – Maria Luiza Pereira Bassetti
Colégio Poligenes – Yago Augusto Carvalho Assumpção
Colégio Poligenes – Anita Lopes
Colégio Santo André – Nathalia Jardim Senhor
Colégio Santo André – Gabriel Despezzi Baldassi
Colégio Técnico Agrícola – Sara Guerreiro
Colégio Técnico Agrícola – Vinícius Daniel de Lima e Silva
Escola Estadual Profº Antônio José Pedroso – Anderson José de Carvalho Junior
Escola Estadual Profº Antônio José Pedroso – Guilherme de Matos e Silva
Escola Estadual Profª Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos – Andreina Vitória Duarte Xavier
Escola Estadual Profª Dona Aurora Ferraz Vianna dos Santos – Brenda Akemi Rui Fraga
Escola Estadual Profª Luiz Latorraca – Mc Kellin Victória O. Afonso
Escola Estadual Profª Luiz Latorraca – Kátia
Colégio Moura Lacerda – Vinicius Verdi Brogna Selmini
Colégio Moura Lacerda – João André de O. Gregio
Colégio Novo Anglo – Carlos Eduardo Camillo Kmniecik
Colégio Novo Anglo – Guilherme Lucizano Scuarcina


Ana Paula Junqueira
Assessoria de Comunicação
(16) 3209-9478