Sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher é marcada por histórias de superação

por Ana Paula Junqueira publicado 10/03/2023 17h07, última modificação 10/03/2023 17h07

A sessão solene em homenagem ao Dia Internacional da Mulher movimentou a Câmara Municipal de Jaboticabal na noite dessa quarta-feira (08/03). Com o Plenário lotado para prestigiar as guerreiras da vez, superação parece ter sido a palavra de ordem. Ao todo, 25 mulheres receberam diplomas comemorativos.

O pronunciamento de boas-vindas às homenageadas, em nome do Poder Legislativo, ficou por conta da vereadora Renata Assirati, que em seu discurso destacou o aumento da participação feminina no Legislativo Municipal, composta nesta Legislatura por quatro mulheres, além de ser a primeira mulher a ocupar o cargo de presidente da Casa. “Hoje, vocês estão aqui, representando a sociedade, a empreendedora, a dona de casa, que batalha dia e noite, que cuida dos seus afazeres, da família e de todos que as cercam. Hoje vocês recebem uma homenagem carinhosa nesta Sessão Solene com entrega de diploma, com flores e com muitos sorrisos e abraços... E dia 8 de Março deve ser todos os dias das nossas vidas. Devemos permanecer em constante luta de igualdade e sabedoria, devemos fazer a diferença”, manifestou Renata.

Em seguida, histórias de superação, doação e amor ao próximo foram contadas ao longo da noite. Regado a olhos marejados de algumas, timidez de outras e olhares atentos do público, uma a uma as homenageadas foram apresentadas. A cada biografia lida pelo mestre de cerimônia, o reconhecimento se fazia presente.

E não foi nada fácil segurar as lágrimas, como na história de Vera Lucia Hilario Ferrari, que perdeu a mãe aos 12 anos, e na fase adulta enfrentou provações com o alcoolismo e ciúme doentio do então marido (já falecido). Teve que aprender a ser forte e dar a volta por cima, e foi o que fez. Histórias como a de Juliana da Silva, que tão jovem sofreu a perda de um filho, mas que, confiante em Deus, não desistiu e hoje tem uma linda família; ou ainda como de dona Celia Belodi Ferreira, que teve de largar o estudo quando jovem para trabalhar na lavoura, no corte de cana-de-ácuçar e colheita de algodão, enfrentou um câncer, e foi à luta, voltando a estudar aos 66 anos e, atualmente, aos 73, cursa o 2º ano da faculdade de Nutrição. Ou ainda como dona Nayr Checchio Duarte, que recebeu a homenagem às vésperas de completar 97 anos de muitas histórias.

Após a entrega das homenagens, Miriam Bege Mattos falou em nome delas: “Este é um momento para lembrarmos de tudo que somos, tudo que já conseguimos, e o tanto que ainda temos para conquistar. Vamos juntas com força e sororidade! Mulher é beleza, detalhe, atenção. Uma força que desafia a realidade. Uma potência que é capaz de se reinventar e se superar. Somos várias e somos únicas! Somos inteiras e completas, mesmo nos dividindo em um milhão. E sabemos o poder que temos”, manifestou a homenageada.

“Hoje não é apenas uma data, mas uma reflexão diária de todas as lutas das mulheres ao longo dos anos. Luta por condições iguais de trabalho, de salários, pelo direito ao voto, pelos direitos sociais e participarem na política, e também protagonizarem importantes acontecimentos da nossa história. Uma luta principalmente pelo respeito, pela equidade, palavra que parece tão distante, mas que sem luta ela não acontece”, arrematou o prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo.

Para o presidente da Câmara, Dr. Edu Fenerich, as biografias apresentadas retratam a realidade e a determinação de muitas outras mulheres. “O mundo se rende à sua inteligência, criatividade e competência. Celebremos as conquistas femininas por, a cada dia mais, transporem obstáculos, galgarem postos, alçarem novos voos, por abrirem portas, subirem degraus, ocuparem espaços vistos como masculinos, por estarem aonde quiserem... A poetisa Cora Coralina, definindo-se bem, referiu-se a cada uma de vocês, quando escreveu: “Eu sou aquela que fez a escalada da montanha da vida removendo pedras e plantando flores”. Vocês têm o imensurável dom de lutar, se desdobrar em mil, vencer os desafios, sem nunca perder a ternura”, discursou o presidente da Casa antes de finalizar a cerimônia.

As homenageadas em 2023 pelos vereadores foram NAYR CHECCHIO DUARTE e AMANDA PATRÍCIA DA SILVA, pelo vereador Pepa Servidone; FRANCISCA BARBOSA DA SILVA e MARIA CRISTINA PINTO FERREIRA VERARDINO, pela vereadora Dra. Andréa Delegada; DIVA ANTONICHELLI PAVANI e VERA LUCIA HILARIO FERRARI, por Gregório Casagrande; MIRIAM BEGE MATTOS e LUCIANE DE PAULA PRETTI, por Dr. Edu Fenerich; DÚNYA CRISTINA RIBEIRO (ausente por motivo de saúde) e JULIANA RIBEIRO DA SILVA, por Daniel Rodrigues; ADRIANA DOS SANTOS SILVA MARTUCHEL e ADRIANA SILVESTRE CÉSAR, por Gilberto de Faria; JOVINA DA COSTA RAYMUNDO e RENATA APARECIDA SIMIELLI MARQUES, por Prof. Jonas; ANA IZILDA CHAR RIBEIRO e FABIANA LUCAS RIBEIRO, por Dr. Mauro Cenço; CREUSA MARIA CARASKI OLIVEIRA e LUCINDA MARIA MARAN DONI, por Profa. Paula; ELIENAI SILENE DE PAULA CORREIA e SILVIA ELENA DUARTE, por Paulo Henrique advogado;: CLAUDIA REGINA SANCHES RIBEIRINHO e SINESIA SOARES DE MATOS, por Renata Assirati; DENISE ZOCOLLARO CORREIA e ISABEL APARECIDA PINELLI LIGEIRO, Ronaldinho; e CELIA BELODI FERREIRA e MARIA EMÍLIA SERRA SIMIELLI DE ARAÚJO, por Val Barbieri.

Assista a íntegra da sessão >