"Somos todos Coronel Vaz!”: Escola completa 120 anos com sessão solene de homenagem da Câmara Municipal de Jaboticabal

por Ana Paula publicado 22/09/2023 16h17, última modificação 25/09/2023 08h47

No último dia 20 de setembro, a Câmara Municipal de Jaboticabal realizou uma sessão solene de homenagem pelo centésimo vigésimo aniversário da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Coronel Vaz”. A quadra esportiva da escola serviu de palco para a cerimônia, que reuniu autoridades locais, professores, alunos, pais e funcionários que fazem parte da construção e desenvolvimento do primeiro grupo escolar jaboticabalense.

O vereador Prof. Jonas (REPUBLICANOS), autor do Decreto Legislativo que instituiu 120 placas comemorativas, abriu a solenidade com a saudação aos homenageados. Em seu pronunciamento, o vereador resgatou a importância da instituição nesses 120 anos. “Para trabalhar na educação, precisa gostar de gente. E às pessoas que estão aqui, nossos alunos, professores, funcionários de serviços gerais, cozinheira, inspetores, secretários, diretoras, coordenadoras, vice-diretor, supervisora, pais e mães dos nossos alunos: vocês são especiais! Vocês fizeram e fazem a diferença! Levar um pouco de educação é construir cidadãos. Trabalhar nesta escola não tem preço! O trabalho de qualidade que a escola oferece é devido a vocês”, enalteceu o parlamentar.


Prof. Jonas, autor dos decretos de homenagem à EMEB Coronel Vaz, saúda os homenageados.

Logo depois, uma a uma das 120 placas comemorativas foram entregues aos homenageados. O número faz alusão ao tempo de existência da unidade de ensino e trabalho prestado ao longo do tempo por diversos profissionais. É o caso da professora Carmem Lúcia Nhoncance Assoni, escolhida para representar os homenageados no uso da tribuna.

Em sua fala, Carmem destacou que “nesses 120 anos, cada um, ao seu tempo, tivemos a missão de informar e formar cidadãos. Foi uma trajetória de momentos felizes, tristes, delicados e que marcaram a vida de cada um de nós. Perdas de pessoas queridas... mas tivemos momentos descontraídos, momentos leves e engraçados... são todos esses momentos que contribuíram em nosso caminhar”, manifestou.

Carmem Assoni fala em nome dos homeageados pelos 120 anos da EMEB Coronel Vaz
Carmem Assoni fala em nome dos homenageados pelos 120 anos da EMEB Coronel Vaz.

Na sequência, o vereador Prof. Jonas voltou a ocupar a tribuna como autor do Decreto Legislativo que instituiu o Diploma de Honra ao Mérito à escola. Prof. Jonas falou sobre o sentido da honraria: “Significa quando uma pessoa ou instituição obteve reconhecimento público por realizar algo importante para a sociedade. A escola Coronel Vaz, primeiro grupo escolar de Jaboticabal, inaugurada em 20 de setembro de 1903. Na época de sua construção foi um ponto de encontro para solenidades cívicas e até apresentação de peças teatrais. Nossa escola Coronel Vaz tem a vocação para o fomento do conhecimento, e mais que isso, seu compromisso com a formação de cidadãos de espírito democrático, que ajudaram e ajudam a construir a história de Jaboticabal. Somos todos Coronel Vaz!”, expressou Jonas.


Diretora da EMEB Coronel Vaz recebe das mãos do vereador Prof. Jonas o Diploma de Honra ao Mérito conferido à escola.

Depois foi a vez da diretora da escola, Fabiana Sanches Braciali, fazer uso da palavra representando a unidade de ensino. “Nossa escola é feita por pessoas! Pessoas que por aqui passaram, pessoas que hoje estão aqui presentes, por nossos alunos e funcionários, e famílias. 120 anos de empenho e dedicação dessas pessoas... Escola de tradição e elogiada pelo ensino de qualidade e um espaço de convivência harmonioso. Hoje somos a escola da reflexão e do dialogo... Somos todos Coronel Vaz”, externou a dirigente.

Para a secretária Municipal de Educação, Cultura, Esporte e Lazer, Lucia Helena Vasques, a celebração “não é apenas o aniversário da escola Coronel Vaz, mas também o aniversário de inúmeros sonhos realizados que foram iniciados aqui, de conhecimentos compartilhados e de laços que fortaleceram ao longo desses 120 anos”.


Secretária da Educação, Lucia Vasques, durante seu pronunciamento na sessão solene.

Por sua vez, o prefeito, Prof. Emerson Camargo, ressaltou que “a escola tem por função histórica criar no ser humano o espírito da excelência, mas não é da excelência protocolar, no sentido de formar pessoas apenas com diplomas, mas formar homens e mulheres que tenham a sensibilidade de amar a solidariedade do coração e cada vez mais trazer para si, aquilo que há de melhor para levar ao outro. É isso que a escola faz!”.

Por fim, o presidente da Casa de Leis, Dr. Edu Fenerich parabenizou os homenageados e encerrou a solenidade. “Raríssimas instituições nesse país tem o privilegio de comemorar 120 anos com a pujança e brilhantismo desta escola. Verdadeira usina de conhecimento. Local onde milhares de pessoas, entre elas, minha amada mulher, puderam, podem, e certamente poderão, incorporar ao patrimônio intelectual um bem inalienável, que só a morte levará: falo do saber, do conhecimento! Tudo isso só foi possível graças a dedicação e competência de um sem número de professores, servidores, pais e alunos que, ao longo de mais de um século, prestaram inestimáveis serviços a esta renovada instituição de ensino. Assim, em nome da querida e calorosa gente jaboticabalense, por delegação expressão tenho a honra de representar, parabenizo a todos os ilustres homenageados, bem como a todas as demais pessoas que, embora não homenageadas, contribuíram de alguma forma para que essa belíssima história pudesse ser escrita”.

 
Chefes dos poderes Executivo e Legislativo, Prof. Emerson e Dr. Edu Fenerich, respectivamente, durante seus pronunciamentos na sessão solene de homenagem à EMEB Coronel Vaz.

Prestigiaram a cerimônia os vereadores Dra. Andréa Delegada, Daniel Rodrigues, Dr. Mauro Cenço, Gregório Casagrande, Renata Assirati e Val Barbieri. A íntegra da sessão solene está disponível no canal da Câmara no YouTube (https://www.youtube.com/camaramunicipaldejaboticabal).

Assista a sessão:

 


Galeria de fotos - Parte 1:


Galeria de fotos Parte 2:



Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9477