Testemunho de ex-acolhida, e futura presidente do Recanto Menina, emociona em sessão solene pelos 30 anos de fundação da entidade

por Ana Paula publicado 14/04/2023 14h01, última modificação 14/04/2023 14h01

A Câmara Municipal de Jaboticabal homenageou em sessão solene, na quarta-feira (05.abril.2023), a entidade Recanto Menina pelos seus 30 anos de fundação. Na oportunidade, 30 pessoas, entre físicas e jurídicas, que contribuem para a existência da instituição, receberam placas comemorativas em cumprimento ao Decreto Legislativo nº 779, de 08/03/2022, de autoria da vereadora Val Barbieri.

“É uma honra estar aqui hoje para celebrar o trigésimo aniversário do Recanto Menina, uma instituição que há três décadas tem dedicado sua existência a transformar a vida de tantas crianças e jovens em nosso município... E como uma organização sem fins lucrativos, essa missão tem sido realizada com a ajuda de muitas pessoas generosas que acreditaram no poder transformador da educação, do cuidado e do amor... Graças à dedicação incansável [do Recanto Menina], centenas de acolhidos já passaram por suas portas, tendo a oportunidade de receber o apoio que precisavam para construir um futuro melhor como cidadãos”, discorreu a vereadora Val Barbieri na saudação aos homenageados em nome do Poder Legislativo.

Vereadora Val Barbieri saúda os homenageados em nome do Poder Legislativo.

Na sequência, um a um dos homenageados receberam as placas comemorativas: AMVAC do Brasil; André Luiz Corregliano; Antonia Andreoti Barbieri; Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Jaboticabal – APAE; Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Jaboticabal – COMCRIAJA; Daiane Aparecida Elias Cintra; Elizabeth de Oliveira Sastre Donalonso; Eneida Maria Crasto de Lima Fenerich; Hospital e Maternidade Santa Isabel; João Carlos de Oliveira; João Umberto Lorenzon; Lígia De Stéfani Nogueira; Lions Clube de Jaboticabal; Loja Maçônica Fé e Perseverança; Loja Maçônica Major Hilário Tavares Pinheiro; Maria Rejane Valerio Navarro; Massashi Sobue; Miriam Cristina Carregari Barbieri; Mônica do Carmo Peterossi; Norivaldo de Oliveira; Prefeito Emerson Rodrigo Camargo; Professor Arthur Bernardes Cecílio Filho; Rádio 101 FM; Regina Helena Nogueira Couto; Rotary Club de Jaboticabal; Sandra Rodrigues Braga; Tânia Rodrigues Braga Milani; Unimed Jaboticabal; Vitório De Simoni e Zoé Rosa Silva de Souza.

Após a entrega das placas, os jovens atualmente acolhidos pelo Recanto Menina, que acompanham a cerimônia do Plenário, também receberam um mimo.

Autoridades municipais com representantes e acolhidos do Recanto Menina em sessão solene pelos 30 anos de fundação da entidade.

NÃO OLHE PARA OS SEUS PÉS! – Quem subiu à tribuna para falar em nome dos homenageados foi Daiane Aparecida Elias Cintra, ex- acolhida do Recanto Menina e que em breve ocupará a presidência da entidade.

Quem viu Daiane subir à tribuna naquela noite, não imaginava o testemunho que seria dado. A jovem, que chegou brincando ter esquecido de levar o discurso escrito, o teve que fazer de improviso. Buscou dentro do coração palavras de arrancar o ar e comover por sua força de resiliência. Resultado: acabou aclamada de pé pelos presentes após seu pronunciamento.

Daiane sentiu no corpo e na mente as dores dos maus tratos físicos e psicológicos pelo simples fato de ser ‘órfã’. Não conheceu seus pais biológicos, passou por orfanatos, chegou a ser adotada, juntamente com seus irmãos, por uma mulher que os maltratou e humilhou por 10 anos. “A palavra infância pra mim, remete meus pés. Porque a Celeste [adotante] nunca deixou a gente olhar para as pessoas. Ela falava que não éramos dignos de olhar pro rosto de alguém. Vivíamos olhando para os nossos pés! Nós sofremos violência doméstica por 10 anos. Acordava e dormia apanhando. Comíamos o resto que sobrava... Fiquei três dias nua dentro de um banheiro sem comer, beber, e um frio que não desejo pra ninguém, porque eu fazia xixi na cama. Fiz xixi na cama até meus 18 anos...”, relembrou ela.

Mas o que para a maioria das pessoas seriam motivos de amargura, para Daiane foram alimentos para seguir em frente. Em seu processo de compreensão de mundo, encontrou no caminho pessoas do bem, prontas a ajudar. Encontrou o Recanto Menina, para onde foi levada com sua irmã pelo conselho tutelar após resgatá-las da adoção malsucedida. “Quando eu cheguei ao Recanto eu me deparei com um lar que eu nunca tinha tido. Eu me perguntava: eu acho que agora eu consegui um lar?! Só que os anos se passam a gente completa 18 anos e a gente tem que viver nossa própria vida... Gratidão de existir uma casa que está fazendo 30 anos hoje que... mudou a vida de várias pessoas”, ressaltou Daiane.

Daiane Aparecida Elias Cintra faz uso da palavra em nome dos homenageados pelos 30 anos do Recanto Menina.

Hoje, casada e com três filhas, ela é a personificação da vitória e do poder da gratidão, como ela mesma destacou em seu discurso em nome dos homenageados. “Eu sempre me questionava: Deus, por que eu estou neste lugar? Por que sempre as pessoas passam aqui para adotar e nunca me adota. Porque?! Na escola eu sempre me perguntava: por que eu sempre tenho que sofre Bullying?! Quantos bullyings eu já sofri: ‘– ah! Você é uma órfão...’, Mas eu nunca me deixei abater... A minha história está mudando a vida de alguém nesse exato momento... Tenham a palavra gratidão dentro do coração de cada um de vocês. Faça das suas dificuldades um trampolim para que seus sonhos sejam todos realizados”, enfatizou a homenageada. [assista o discurso completo no canal da Câmara no YouTube]

Presidente do Recanto Menina, André Luiz Corregliano, usa a tribuna em nome da entidade.

Por sua vez, o presidente do Recanto Menina, André Luiz Corregliano, destacou a importância do trabalho desenvolvido pelos funcionários, voluntários e do apoio das empresas da cidade à instituição. “Enfrentamos várias dificuldades: manter as contas em dia, folha de pagamento, gastos com medicamentos, problemas de comportamento dos adolescentes dentro do abrigo que não são nada fáceis de se controlar, quem diria a Miriam, grande mãezona. Mas, com empenho e dedicação, estamos conseguindo superar todos os obstáculos e dificuldades. Seguimos em frente fortes e unidos. E que nosso trabalho consiga dar retorno e fazer a diferença na vida de nossos acolhidos”, manifestou Corregliano.


Prefeito Municipal, Prof. Emerson Camargo, durante sua fala em nome do Poder Executivo.

Para o prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo, visivelmente comovido com a história de Daiane, “a verdade é quando a gente traz no coração o valor, e aí o valor também está na raiz dessa palavra... O valor é tudo aquilo que nós atribuímos não como passageiro, como efêmero, mas aquilo que fica presente na nossa vida. O valor da Daiane foi a Gratidão. Trinta anos de Recanto eu só posso emendar nas palavras da Daiane, que foi muito feliz em tudo que ela disse, para agradecer a vida de todos aqueles que proporcionaram o Recanto existir”.

“Parabenizo a nobre vereadora Val Barbieri pela iniciativa da homenagem. Parabenizo e agradeço aos ilustres homenageados por tudo que fizeram e fazem pelo Recanto Menina. Parabenizo finalmente o Recanto Menina pelo maravilhoso trabalho que realiza”, finalizou o presidente da Câmara, vereador Dr. Edu Fenerich, antes de declarar encerrada a solenidade. As vereadores Renata Assirati e Dra. Andréa Delegada igualmente prestigiaram a cerimônia.

Recanto Menina – O Recanto Menina foi criado em 05 de abril de 1993 e atua no município como segmento de Acolhimento Institucional de Alta Complexidade às crianças e adolescentes de ambos os sexos, com idades entre 0 e 18 anos incompletos, em situação de abandono, negligência, destituição do poder familiar, ameaça e violação de seus direitos, vítimas de diversos tipos de violência doméstica que precisam de uma educação/reabilitação e encaminhamentos diversos. Fonte: PDL nº 36/2022.




Assessoria de Comunicação
Fonte: Câmara Municipal de Jaboticabal (Reprodução autorizada mediante citação da Câmara Municipal de Jaboticabal)
(16) 3209-9478