#DoGabinete - Vereador Gregório Casagrande pede rigor na fiscalização e ações do Poder Público para evitar aglomerações

por Ana Paula Junqueira publicado 24/05/2021 08h10, última modificação 24/05/2021 08h10

Texto: Alairce Araujo  | Assessoria de Gabinete do vereador Gregório Casagrande

O vereador Gregório Casagrande (Solidariedade) apresentou na última sessão ordinária (17/05), na Câmara Municipal de Jaboticabal, uma indicação ao prefeito Prof. Emerson Camargo (PATRI) pedindo mais fiscalização e ações para evitar aglomeração. Entre as sugestões apresentadas pelo parlamentar ao Executivo, está a instalação de barreiras e presença de viatura policial, antes das 23 horas, por meio da “Atividade Delegada”, existente entre a prefeitura e a Política Militar, nos locais de aglomeração de pessoas e veículos que perturbam o sossego público.

“Temos recebido muitas reclamações, principalmente em que moradores da COHAB 3, proximidades do Distrito Industrial e Monterrey, vem constantemente sofrendo com perturbações do sossego, mas, no final da semana passado bateu recorde de desordem pública”, lembrou o parlamentar.

Ainda na tarde de quinta-feira (20/05), o vereador participou de uma reunião no Paço Municipal, com autoridades da cidade. “A indicação foi atendida de pronto, e agradeço imensamente ao prefeito Emerson, todos os secretários, em especial ao Alexandre Martins – secretário de Planejamento; ao Dr. Queiros – procurador do Município; à Roseli Elísio – diretora do Departamento de Vigilância e Saúde; ao Nelsinho Gimenez - secretário de Obras; ao José Reynaldo – secretário do Departamento de Trânsito, e, ao Lucas Ramos – secretário da Indústria e Comércio, pelas providencias rapidamente pensadas e programadas junto à Polícia Militar, empresários do Distrito Industrial e autoridades competentes”, disse Gregório.

Vereador Gregório durante reunião com autoridades do município para tratar sobre ações de fiscalização e prevenção contra aglomerações e a perturbação do sossego.

O vereador considerou a reunião produtiva. “Tenho certeza que muitas providências serão fortalecidas e inovadas, inclusive contando com a colaboração dos empresários do Distrito Industrial, que a partir deste final de semana, vão iniciar junto com o poder público e a polícia miliar, algumas estratégias de coibição. Mas, em meio a toda essas boas notícias, e boa vontade em solucionar o problema que vi na reunião, sai entristecido. Não fazia ideia até onde chega à falta de respeito, e o risco que correm as autoridades (polícia, pessoal da fiscalização), nem mesmo o tamanho da falta de consciência e entendimento desta parte da população, que são os aglomeradores. Mesmo em um período de pandemia, eles insistem em se juntar para causar perturbação. Gostaria que a população colaborasse ainda mais, registrando para possível ação no Ministério Público, com as reclamações formais junto à Polícia Militar. Ligue 190 e faça a denúncia. Gostaria também que conscientizassem as pessoas mais próximas, pois não basta o vereador indicar, nem a vontade do executivo e da polícia militar em solucionar o problema que vem em uma crescente, e na grande maioria das vezes feito por uma camada despreocupa e inconsciente. Como bem foi dito na reunião, essa preocupação vai muito além de coibir o barulho e a aglomeração, ela é também de saúde e de segurança pública. Só para vocês terem conhecimento, uma das principais preocupações da reunião, era com a segurança dos próprios aglomeradores, que muitas vezes ao ver uma viatura, empreende fuga e atravessam a pista próxima ao Distrito Industrial sem nem olhar, correndo sério risco de morte por atropelamento”, alertou Gregório.

O parlamentar entende que o caso das aglomerações não é de simples solução. “O poder público e a polícia militar tem que pensar de forma ampla, em resolver o problema de perturbação, em resolver o problema de saúde com a disseminação da COVID nestas aglomerações, que agora está matando pessoas mais jovens, bem como na segurança de toda a população, que também inclui estes aglomeradores. Mas, ... vamo que vamo! Juntos somos mais fortes. Denuncie (190), eduque, conscientize”, concluiu Gregório.

Assessoria de Gabinete do vereador Gregório Casagrande