Vereador Luís Carlos conquista verba para instalação de elevador no Hospital e Maternidade Santa Isabel

por Ana Paula publicado 29/08/2018 19h57, última modificação 16/11/2020 09h01
Representantes do hospital afirmaram que a intenção a partir de agora é traçar um plano de trabalho para dez meses e apresentá-lo ainda neste mês para a secretaria de saúde.

O presidente da Comissão de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência, da Câmara Municipal de Jaboticabal, vereador Luís Carlos Fernandes (PSC), comemorou na sessão ordinária dessa segunda-feira (02/09) a conquista de uma emenda parlamentar de R$ 500 mil, por meio do deputado federal Gilberto Nascimento (PSC). O recurso já está disponível no caixa da prefeitura e deve garantir a instalação de um elevador no Hospital e Maternidade Santa Isabel (HMSI).

“Levei [em 2017] um ofício de nosso gabinete e da Irmandade de Misericórdia de Jaboticabal [para o deputado federal Gilberto Nascimento] solicitando uma emenda parlamentar pra instalação do elevador, que é um sonho antigo do hospital”, contou o parlamentar jaboticabalense.

Deputado Gilberto Nascimento durante o recebimento do ofício com as solicitações do vereador Luís Carlos Fernandes.

Conforme o ofício, encaminhado ao vereador em setembro de 2017 pelo provedor da Irmandade de Misericórdia de Jaboticabal, Dr. Luiz Eduardo Romero Gerbasi, e entregue à época ao deputado Gilberto Nascimento, o hospital sempre teve “... grande procura com consequentes internações de pacientes idosos com seus acompanhantes também muitas vezes já na “melhor idade”. Muitos cidadãos, ao virem ao hospital para visitar seus amigos e entes queridos, precisam ser transportados até seus parentes com cadeiras de rodas, por não conseguirem se deslocar sem ajuda. Não podemos esquecer das pessoas [com necessidades] especiais que vivenciam a mesma situação. Infelizmente só dispomos de sistema de rampas que também causam transtornos dos mais variados aos nossos funcionários pelo esforço em deslocar macas, carrinhos de roupas, alimentos, entre outros. Enfim, estamos carentes de elevadores para resolvermos de vez nosso problema de acessibilidade”.

Vereador Luís Carlos durante seu pronunciamento na sessão ordinária de 02/09/2019.

Apesar do tempo de espera, o vereador Luís Carlos enalteceu a perseverança e o trabalho em equipe para a conquista da verba. “A gente não pode desistir. Depois de dois anos então, recebi o ofício do secretário de saúde, Prof. João Roberto, confirmando que há um mês o dinheiro foi creditado. Já estão na conta da prefeitura... Quem trabalha lá [no HMSI] sabe a dificuldade. Quem já teve parente internado, sabe a dificuldade daquelas rampas enormes. Pessoas idosas, deficientes, toda a dificuldade que tem para ter acesso aos quartos. Então mais uma conquista, e como eu sempre digo, de parceria... registro a importância do partido PSC... do nosso presidente, José Antônio, o Zé Cabeleireiro, e todos os membros do grupo”, discursou o vereador durante o uso da tribuna no expediente da sessão. [A íntegra do discurso está disponível na sessão ordinária de 02/09/2019, na WEBTV da Câmara]

Em uma reunião realizada na tarde de terça-feira (03/09) com a participação do parlamentar, representantes do hospital afirmaram que a intenção a partir de agora é traçar um plano de trabalho para dez meses e apresentá-lo ainda neste mês para a secretaria de saúde. Vale lembrar que a Irmandade de Misericórdia de Jaboticabal é uma instituição filantrópica com mais de 110 anos, e a única instituição hospitalar que atende a pacientes do SUS na cidade.

Texto: Fernanda Chelli Franciscatto
Assessoria de Gabinete do vereador Luís Carlos Fernandes