Vereadora Profª Paula defende importância da doação do Imposto de Renda para projetos sociais

por Ana Paula publicado 12/05/2021 12h49, última modificação 12/05/2021 12h49

Texto: Matheus Amancio  |  Assessoria de Gabinete da vereadora Profª Paula (PT)

Todos os anos, a população brasileira deve declarar seu Imposto de Renda ao Governo Federal. Neste ano, quem recebeu mais de R$ 28.559,70 em 2020, deve declarar. O prazo para a entrega da declaração termina no dia 31/05.

O que muita gente não sabe, é que parte do dinheiro que iria direto para as mãos do Governo, pelo IR, pode ser direcionada para projetos sociais voltados a crianças e adolescentes, através do Fundo para Infância e Adolescência (FIA) - gerido no município pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA). A lei permite que até 6% do imposto devido pelo contribuinte, pessoa física, seja convertido em doação no momento da entrega da declaração. Em Jaboticabal, a vereadora Profª Paula (PT) decidiu abraçar a causa e somar na divulgação da possibilidade da doação.

A parlamentar chegou a indicar ao Poder Executivo (Indicação nº 133/2021), em março deste ano, que a prefeitura fizesse ações de divulgação da campanha de destinação de 6% do Imposto de Renda para entidades sociais de Jaboticabal cadastradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), que não saiu do papel.

De acordo com o site Dezembro Roxo (www.dezembroroxo.com.br), um canal de conscientização para que contribuintes do Imposto de Renda saibam da possibilidade de doar até 6% do seu imposto devido para causas sociais focadas em crianças e adolescentes, Jaboticabal possui 6070 contribuintes do Imposto de Renda, que utilizam o modelo completo de declaração. Ainda segundo o canal, se todos estes doassem 6% do valor devido do seu Imposto de Renda, seria possível arrecadar cerca de R$ 550 mil em doações, para ser distribuído para causas sociais do município, através dos Fundos para a Infância e a Adolescência. “Infelizmente esse valor está bem distante do que realmente foi doado no ano passado, por exemplo, quando foi doado pouco mais de R$ 80 mil em Jaboticabal, segundo dados do Dezembro Roxo. Torço para que neste e nos próximos anos, as pessoas se conscientizem e incluam nas suas declarações essa destinação, que certamente vai fazer muita diferença na vida de tantas crianças e adolescentes da nossa cidade”, avaliou Paula.

Assessoria de Gabinete da vereadora Profª Paula (PT)