Vereadores aprovam seis projetos em sessão ordinária

por Ana Paula Junqueira publicado 08/05/2024 14h26, última modificação 08/05/2024 14h26

Os vereadores da Câmara Municipal de Jaboticabal aprovaram por unanimidade cinco projetos de lei e um projeto de decreto legislativo, na noite dessa segunda-feira (06.mai.24), em sessão ordinária. As propostas legislativas, que foram incluídas para votação na Ordem do Dia por força de requerimento assinado pela maioria dos vereadores, prestam homenagens por meio de denominações e honraria e incluem eventos esportivos no Calendário Oficial de Eventos do Município.

Promoção da atividade física
Dois projetos de lei de autoria do vereador Dr. Mauro Cenço (MDB) foram aprovados na sessão. O Projeto de Lei nº 229/2024 oficializa no Calendário Oficial de Eventos do Munícipio a "Corrida da Fraldinha", realizada anualmente pelo LEO Clube e Lions Clube de Jaboticabal. A prova, criada em 1987, tem como objetivo conscientizar sobre a importância da atividade física e social para as crianças, seus pais e toda a comunidade. A iniciativa demonstra que o esporte não tem barreiras e deve ser incentivado desde a infância, através de um trabalho orientado.

Já o Projeto de Lei nº 237/2024 inclui no calendário oficial a Corrida Pedestre "Athenas Paulista". O evento esportivo, idealizado em 1986 pelo atleta Divaldo Rodrigues dos Santos e pelo Grupo de Pedestrianismo de Jaboticabal, integra as festividades do aniversário da cidade. A competição, que já conta com 36 edições, tornou-se uma tradição em Jaboticabal e busca promover a qualidade de vida da população através da prática do atletismo e da atividade física, proporcionando saúde, bem-estar, inclusão e interação social. A última edição foi realizada em 13 de agosto de 2023 e contou com a parceria da FAE e da Corrida Ativa.

De acordo com os textos, ambos os eventos esportivos poderão contar com a parceria e apoio da iniciativa privada, poderes públicos e associações sem fins lucrativos, com o propósito de incentivar a prática esportiva e o convívio social no município.

Denominação em poços profundos
O Projeto de Lei nº 233/2024, de autoria da vereadora Renata Assirati (PODEMOS), denomina o poço profundo localizado na Rua Helena Sitta s/n, no bairro Jardim América, de "MARIA DE LOURDES ANDRÉ BARATO". A homenageada, que passa a eternizar seu nome no próprio público, legou grande parte de sua vida ao ensino. Trabalhou por anos como professora e coordenadora de Pedagogia na Prefeitura Municipal de Jaboticabal. Faleceu no dia 21 de junho de 2023 aos 82 anos, deixando ensinamentos de respeito e valores a todos que tiveram a honra de conviver com Maria de Lourdes.

Outra docente que passa a dar nome a um poço, localizado na R. Manoel Esbaile, na Cohab 2, em Jaboticabal, é a "PROFESSORA LUZIA DE JESUS MARTINS LIMEIRA VOLPE". O projeto de denominação (PL nº 235/2024) é de autoria da Dra. Andréa Delegada (PODEMOS). Carinhosamente conhecida como professora Luzia Volpe, dedicou sua vida à educação, tendo sido professora na Escola Afonso Tódaro, Escola Estadual Aurélio Arrobas Martins e na Escola Estadual Rosa Mari de Souza Simielli. Luzia morreu aos 63 anos, no dia 03 de abril de 2010, causando comoção e tristeza na comunidade educacional da cidade. Neste mesmo ano, Luzia teve seu nome eternizado no Grêmio Estudantil da EE Rosa Mari de Souza Simielli como forma de homenagem da Direção, funcionários, professores e alunos.

O terceiro projeto de lei de denominação de poços profundos aprovado pelos vereadores é o PL nº 238/2024, de iniciativa do vereador Gilberto de Faria (MDB). A proposição denomina o poço profundo localizado na Alameda Silvio Borsari s/n, quadra 8, no bairro Vale do Sol, de "FERNANDO HANSEN". Hansen, que exerceu durante a sua vida a profissão de motorista, morreu aos 68 anos no dia 02 de outubro de 1998.

Os projetos de lei seguem para sanção ou veto do prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB).

Honraria
O Projeto de Decreto Legislativo nº 50/2024, de autoria do vereador Prof. Jonas (PSD), concede Diploma de Honra ao Mérito à empresa GK Estruturas Metálicas e Caldeiraria. A matéria foi aprovada por unanimidade e segue para promulgação do presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB).

Confira a galeria de fotos da sessão:

Assista a íntegra da sessão: