Vereadores representam Jaboticabal na XXI Marcha dos Legislativos Municipais em Brasília

por Ana Paula publicado 02/05/2022 14h54, última modificação 02/05/2022 14h54

A presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati (PSC), acompanhada pelos vereadores Dr. Edu Fenerich (MDB), Dr. Mauro Cenço (PODEMOS) e Val Barbieri (PRTB), representou o Legislativo jaboticabalense na XXI Marcha dos Legislativos Municipais. O evento, promovido pela União dos Vereadores do Brasil (UVB) entre os dias 26 e 29/04, em Brasília, foi realizado no Ópera Hall, e reuniu cerca de 3.500 parlamentares de todo o país para debater acerca do universo legislativo e da construção do futuro das cidades.

Neste ano, o tema da marcha foi “O Brasil do Futuro passa pela Liderança e o Protagonismo do Legislativo Municipal”, e contou com palestras que abordaram a relação entre o Poder Legislativo e Judiciário; o Protagonismo Legislativo; a responsabilidade dos vereadores perante os Tribunais de Contas; acerca da nova lei da Improbidade Administrativa; do pacto federativo; sobre o papel da Comissão de Finanças e emendas parlamentares; da gestão legislativa, administrativa e financeira nas Câmaras; da independência do Poder Legislativo e dos desafios na construção do futuro das cidades; entre outros.

A Marcha também contou com a presença de presidenciáveis para as eleições de 2022. Além do Presidente da República, Jair Bolsonaro (PL), participaram Ciro Gomes, João Dória, Simone Tabet, e Eduardo Leite – único não-candidato oficial à corrida presidencial.

Ciro Gomes (PDT) - Simone Tebet (MDB). Fotos: Vereadora Val Barbieri

João Dória (PSDB) - Bolsonaro (PL). Fotos: Vereadora Val Barbieri

Eduardo Leite (PSDB) - que desistiu da candidatura para concorrer à presidência em 2022. Foto: Vereadora Val Barbieri

Os parlamentares ainda aproveitaram a ida à capital federal para visitar parlamentares de suas bases e ministérios em busca de recursos para o município.

“Participamos de uma ampla programação, que envolveu diversos assuntos do universo Legislativo. Também tivemos a presença de presidenciáveis para as eleições desse ano. Pudemos ter acesso a informações que antes não tínhamos, e aprender muito. E, claro fizemos diversos contatos com deputados, sempre com a oportunidade de pedir mais para Jaboticabal. Não tenho dúvidas de que teremos muitas coisas boas para o nosso município”, contou a presidente da Câmara, Renata Assirati.

A vereadora Val Barbieri, que integrou a comitiva jaboticabalense, destacou a importância do network e do fortalecimento do legislativo municipalista. “Essa troca de experiência entre legisladores de diversas regiões é importante para trocarmos informações e conhecimentos sobre os municípios que representamos. Além disso, nós vereadores somos os que mais estamos perto e acessível à população. Toda demanda chega primeiro no vereador. E este foi alguns dos assuntos tratados, para que as esferas estaduais e federal ouçam mais as Casas Legislativas Municipais”, arrematou a parlamentar.