WEBTV da Câmara Municipal de Jaboticabal passa a integrar a Rede TCESP

por Ana Paula publicado 06/10/2022 17h00, última modificação 06/10/2022 17h00

A presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Renata Assirati (PSC), recebeu nessa quarta-feira (05/10) o certificado de adesão à Rede TCESP, uma parceria com o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCESP) para o compartilhamento de materiais audiovisuais de caráter educativo, institucional, jornalístico e informativo para a sociedade.

A cerimônia foi realizada no Auditório Nobre ‘Professor José Luiz de Anhaia Mello’, na Capital do Estado, e contou com a adesão de 108 câmaras municipais, entre elas a de Jaboticabal. Durante a solenidade, presidentes de câmaras e representantes de TVs Legislativas puderam conhecer em detalhes a Rede TCESP, que proporcionará mais transparência e publicidade aos assuntos relacionados às atividades de controle externo e à fiscalização dos gastos do poder público do Estado e dos municípios paulistas.

Cerimônia no TCESP com presidentes de câmara municipais para o recebimento do certificado de adesão à Rede TCESP. Foto: TCESP

O objetivo da parceria entre as câmaras municipais e a Corde de Contas, segundo o presidente do TCE, Conselheiro Dimas Ramalho, é aumentar o alcance da comunicação com a sociedade. “Nossa aposta tem sido na produção de conteúdo audiovisual digital para chegar na casa das pessoas pela televisão e pelos dispositivos móveis. Porque precisamos encontrar com as pessoas onde elas estão e num formato que elas estão dispostas a consumir”, afirmou o Conselheiro-Presidente. “E as Câmaras Municipais serão um novo canal para que a população receba informação sobre a forma como fiscalizamos o uso do dinheiro público”, completou.

De acordo com o TCE, entre os conteúdos a serem compartilhados com as TVs Legislativas estão programas produzidos em parceria com a TV Cultura e a Rede Alesp, além de reportagens, entrevistas, boletins e documentários especiais feitos pela equipe de Comunicação Social do Tribunal de Contas.

No total, 108 câmaras do estado participam da parceria.

Na Câmara de Jaboticabal, o canal oficial de difusão dos conteúdos audiovisuais da Casa ocorre pela plataforma do YouTube (https://www.youtube.com/CamaraMunicipaldeJaboticabal), onde são transmitidas ao vivo as sessões plenárias, audiências públicas e demais eventos realizados no Plenário do Legislativo Municipal.

Reprodução do canal da Câmara de Jaboticabal no YouTube.

“Assinamos esse Termo de Cooperação com o Tribunal por acreditar que um povo bem informado, constrói seu conhecimento para o exercício da cidadania. Por isso, a nossa Câmara se colocou à disposição pra ampliar a divulgação sobre o Tribunal de Contas. Destacamos que aqui na Câmara de Jaboticabal exercemos a transparência e a publicidade das nossas sessões pelo site oficial, com a divulgação de conteúdos diversos do Legislativo, e também pelo YouTube e Facebook, onde vamos compartilhar o material em vídeo que nos será enviado pelo Tribunal de Contas do nosso Estado”, disse a presidente da Casa, Renata Assirati.

Para o chefe do Departamento de Administração, Odair Casari, que acompanhou a presidente na solenidade, toda ação que permita a transparência e a publicidade dos órgãos públicos é importante. “Apesar de não termos uma TV com programação fixa constituída, cuja produção despenderia altos investimentos, temos nosso canal gratuito no YouTube, espaço que funciona como nosso canal WEBTV, e que serve para a divulgação dos conteúdos audiovisuais da Casa, entre eles, a transmissão ao vivo das sessões plenárias. Agora, com esse Termo de Cooperação, teremos conteúdos cedidos gratuitamente pelo TCE para disponibilizarmos para a população da nossa região. A previsão é de que nas próximas transmissões ao vivo da Câmara, o público já possa assistir as peças audiovisuais cedidas pelo Tribunal”, contou Casari.