Parlamento Jovem se reúne com o prefeito Prof. Emerson na sede do Poder Executivo

por Ana Paula publicado 26/10/2023 16h42, última modificação 26/10/2023 16h43

Os integrantes da oitava edição do Parlamento Jovem (PJ) da Câmara Municipal de Jaboticabal, organizado pela Escola do Legislativo, se reuniu nessa quarta-feira (25.out.23] com o prefeito Prof. Emerson Camargo (MDB) no Paço Municipal “Prof. Dayton Aleixo de Souza”.

A visita, em formato de bate papo com o Chefe do Poder Executivo, abordou questões relacionadas às indicações e projeto de lei apresentados pelos jovens parlamentares na sessão plenária simulada ocorrida no dia 5 de outubro, na Câmara Municipal.

Prof. Emerson leu cada um dos textos apresentados, quando pôde ouvir dos próprios jovens parlamentares sobre a ideia das proposições. O prefeito ainda falou sobre ações relacionadas a algumas das indicações que a prefeitura já tem feito na cidade e das previsões, como a construção do novo Canil Municipal, que deve ser finalizada até final de 2024.

Prefeito Prof. Emerson Camargo lê as proposições apresentadas pelos jovens parlamentares e sinaliza sobre a possibilidade de que algumas indicações apresentadas por eles possam sair do papel.

O prefeito ainda sinalizou aos jovens parlamentares sobre a possibilidade de que algumas indicações apresentadas por eles possam sair do papel e ser executada pelo Governo. Mas para isso, reuniões entre os jovens e as secretarias do Governo devem acontecer nos próximos meses, com auxílio da Escola do Legislativo da Câmara.

Prof. Emerson também abriu as portas do Gabinete do Prefeito para que o grupo conhecesse o local de onde faz os despachos de documentos, recebe autoridades, entre outros.

O presidente da Câmara de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich, ao lado do secretário de Governo, também marcou presença na recepção dos jovens parlamentares. “É um programa [Parlamento Jovem] muito interessante na formação dos jovens. Quem sabe, no futuro, alguns poderão representar nossa cidade em algum cargo desses [vereador, prefeito ou secretário], e assim já terão tido algum contato com ele”, manifestou Fenerich aos integrantes do PJ.

Presidente da Câmara Municipal, Dr. Edu Fenerich, representando o Poder Legislativo, ao lado do secretário de Governo, Rodrigo Manolo, e do chefe de gabinete, André Dias, na recepção dos jovens parlamentares no Paço Municipal.

Segundo a diretora da Escola do Legislativo, Silvia Mazaro, “este é o momento do programa onde os alunos visitam o prefeito para tentarem entender um pouco mais sobre a divisão do Estado Brasileiro, entre eles, o Poder Executivo. Essa atividade acontece porque quando um projeto de lei é aprovado na Câmara, ele é enviado para o prefeito, que pode ou não sancionar. Quando o prefeito sanciona um projeto, quer dizer que ele concorda, então manda para a publicação, e só então a matéria passa a valer como Lei. Caso o prefeito não concorde, ele pode vetar o projeto em parte ou no total, e neste caso, volta pra Câmara para os vereadores analisarem novamente. Já no caso das indicações, que é a maioria do que foi apresentado pelos jovens parlamentares desta edição, o prefeito pode ou não acatar, porque como o próprio nome diz, é uma indicação, não é uma obrigação legal. É este processo que eles vão experimentar nesta etapa”, explicou a dirigente.

Essa foi a penúltima etapa do programa, que termina com uma viagem político-cultural à capital do estado, no dia 09 de novembro, custeada pelo Legislativo Municipal, para que os jovens parlamentares conheçam, em uma visita guiada, a Assembleia Legislativa de São Paulo e o Museu da Língua Portuguesa.

Jovens parlamentares visitam o Gabinete do Prefeito.

COMO FUNCIONA O PJ? – A Escola do Legislativo organiza anualmente o Parlamento Jovem para alunos do 1º ano do Ensino Médio, com faixa etária de 16 anos. O pontapé inicial é dado com palestras e visitas às escolas para esclarecimentos e informações quanto ao funcionamento do programa. Todas as escolas com Ensino Médio podem participar gratuitamente.

A partir de então, começa a etapa nos estabelecimentos de ensino, quando os professores desenvolvem os textos com os pupilos. Dentre os projetos formulados, cada escola deve eleger uma proposição que será enviada à Câmara, bem como eleger dois alunos que representarão suas respectivas instituições de ensino.

Com as indicações escolares enviadas à Casa de Leis, os estudantes eleitos participam de oficinas ministradas pela Escola do Legislativo na sede da Câmara Municipal, de uma sessão plenária simulada, da visita ao Poder Executivo, e de uma viagem político-cultural à capital do estado para conhecer a Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo e um ponto cultural.