Prefeito Prof. Emerson pede cancelamento do pedido de licença e sessão extraordinária é cancelada

por Ana Paula publicado 17/08/2023 12h17, última modificação 17/08/2023 12h56

A sessão extraordinária que aconteceria nesta quinta-feira (17.ago.23), às 17h30, na Câmara Municipal de Jaboticabal está cancelada.

O prefeito municipal, Prof. Emerson Camargo (MDB), encaminhou ofício ainda pela manhã solicitando o cancelamento do pedido de autorização para se ausentar do município, por 19 dias (de 18 de agosto a 05 de setembro), fazendo com que a sessão perdesse o objeto.

O pedido veio após um ataque de vandalismo ao centro de captação de água do Município, na madrugada desta quinta (17.ago.23), que resultou na decretação de calamidade pública em Jaboticabal em virtude do sério comprometimento de fornecimento de água para toda a cidade. O centro de captação é responsável pelo abastecimento de 70% das casas de Jaboticabal. Ainda não há previsão para o seu restabelecimento.

“É lamentável ver cenas horrorosas como essas, de depredação do patrimônio público que afeta a vida de todos nós jaboticabalenses. Fico consternado com tamanha barbárie. Me solidarizo com o nosso prefeito, Prof. Emerson, que tem se esforçado diuturnamente para tentar resolver o problema de abastecimento de água, que enfrentamos na nossa cidade há muitos anos e, principalmente com os munícipes jaboticabaleneses, em última análise, as verdadeiras vítimas desse inaceitável vandalismo. Que sejam descobertos os responsáveis e punidos nos rigores da lei. O Poder Legislativo está e estará sempre à disposição para o que se fizer necessário”, expressou o presidente da Câmara Municipal de Jaboticabal, Dr. Edu Fenerich (MDB).

"Estamos trabalhando pra restabelecer o serviço o mais rápido possível, mas não temos previsão. Estamos avaliando os painéis e toda a fiação que ficou destruída, para saber o que precisaremos trocar e o que vamos conseguir recolocar em funcionamento, já estamos em contato com empresas pra cotar e comprar o que for necessário para a manutenção. Nesse momento, contamos com a consciência e a compreensão de todos os munícipes", disse o presidente do Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Jaboticabal (SAAEJ), Alberto Almeida Filho, conforme notícia publicada no site da prefeitura municipal.

O ATAQUE – “De acordo com as informações da equipe do SAAEJ que trabalha no local, 06 (seis) homens armados invadiram o local, renderam os funcionários e vandalizaram o local... Os nossos esforços incansáveis para garantir um abastecimento seguro e contínuo foram frustrados por um ato de vandalismo que resultou na destruição de todos os equipamentos essenciais...”, externou o prefeito por meio de suas redes sociais ainda na manhã de quinta.

"Não levaram praticamente nada da bomba, entraram só pra quebrar, mesmo. Amarraram funcionários do SAAEJ, quebraram tudo e foram embora. Roubaram um carro da autarquia e pouquíssimos cabos, mas o que tinha de cobre, de material que normalmente é o alvo desses crimes, ficou praticamente tudo lá", lamentou Alberto Almeida Filho, em notícia publicada no site da prefeitura.

DURANTE O ESTADO DE CALAMIDADE – O Decreto proíbe, enquanto perdurar a situação de calamidade, a lavagem de calçadas com uso contínuo de água, por meio de mangueira; molhar as ruas continuamente; manter torneiras, canos, conexões, válvulas, caixas d’água, reservatórios, tubos ou mangueiras eliminando água continuamente; e lavar veículos automotores com o uso contínuo de água (exceto lava-jatos).

A medida permite à Administração adotar ações excepcionais necessárias, como a dispensa de realização de licitações em obras e serviços para o enfrentamento da calamidade, a tomada de empréstimos compulsórios, entre outros. Além disso, em situação de calamidade, o Governo Federal deve intervir para auxiliar o ente a superar a situação, determinando quais medidas de apoio serão tomadas e quanto será gasto nestas ações. Neste caso, a calamidade deve ser reconhecida pela União.