Parlamento Jovem de Jaboticabal ocupa Plenário da ALESP e visita Museu da Língua Portuguesa

por Ana Paula publicado 14/11/2023 15h11, última modificação 14/11/2023 15h11

Após duas oficinas de técnica legislativa, simulação de uma sessão ordinária, visita aos Poderes Legislativo e Executivo jaboticabalense, a oitava edição do Parlamento Jovem (PJ), da Câmara Municipal de Jaboticabal, chegou ao fim no último dia 09 de novembro. O programa foi concluído com uma viagem político-cultural para a capital do estado. O PJ volta em 2024 com cronograma a ser divulgado no primeiro semestre do ano que vem.

A Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo foi o primeiro ponto de parada na capital paulista. Na oportunidade, os jovens parlamentares e seus professores orientadores participaram de uma visitação guiada pelas instalações do Palácio 9 de julho, sede do Poder Legislativo paulista. O Plenário Juscelino Kubitschek foi um deles, onde os integrantes do PJ ocuparam o espaço e participaram de uma atividade simulada.

Jovens parlamentares jaboticabalenses ocupam as cadeiras dos deputados estaduais na ALESP em visitação guiada.

O grupo ainda conheceu o Hall Monumental da Assembleia Legislativa, que guarda, entre outros, o painel “São Paulo”, do artista plástico Rodrigues Coelho. A obra mede 14 metros de comprimento por 4 metros de altura e foi feita em homenagem aos 170 anos da Assembleia. A comitiva jaboticabalense ainda pôde conferir mostras culturais, como a de “70 anos do Acervo Fotográfico da ALESP” e uma exposição do Consulado do México no Brasil, dedicada ao “Dia de los Muertos”.

Integrantes do PJ no Hall Monumental da ALESP.

Na sequência, os jovens parlamentares visitaram o Museu da Língua Portuguesa, localizado na Estação da Luz, e reaberto em 2021 após sua reconstrução por conta de um incêndio que destruiu o Museu em 2015. A viagem cultural contou com a imersão interativa na história e evolução da língua portuguesa. Os jovens parlamentares tiveram acesso ao acervo e coleção de objetos relacionados ao idioma, regado ao uso da tecnologia e de suportes interativos. Também puderam vivenciar a exposição temporária “Essa nossa canção”, que fica em cartaz no Museu até março de 2024, e revela o elo profundo entre a língua e a canção brasileira.

Museu da Língua Portuguesa faz um resgate histórico e cronológico do idioma.

O PROGRAMA – O Parlamento Jovem é organizado anualmente pela Escola do Legislativo, órgão da Câmara Municipal de Jaboticabal, e envolve alunos do 1º ano do Ensino Médio de escolas públicas e privadas do município. O objetivo do PJ é estimular a participação política dos adolescentes no processo democrático, além de levar conhecimento aos participantes sobre o funcionamento do Poder Legislativo e estimular debates sobre cidadania. Todas as escolas, públicas e privadas, com Ensino Médio, podem participar gratuitamente.

Integrantes do Parlamento Jovem 2023.

Confira a galeria de fotos da viagem: